Blog Madá

pilates aparelho

Pilates Solo ou com Equipamentos, qual escolher?

Quando um aluno procura por uma aula de Pilates, é comum que fique em dúvida sobre qual modalidade deseja praticar. Isso porque existe o Pilates em Equipamentos e o MAT Pilates, que também é conhecido por Pilates Solo.

Os dois fazem parte de um único Método, criado pelo alemão Joseph Pilates e possuem intensidade e objetivos que diferem de exercício para exercício. O sistema do Método Pilates, como um todo, busca trabalhar os músculos de forma conjunta através da respiração e concentração.

Quando trabalhou em hospitais nos campos de concentração, Joseph colocava sacos de molas nas camas para que os pacientes fortalecessem os músculos durante o tratamento, evitando a hipertrofia muscular e acelerando o processo de reestabelecimento de seus pacientes.

Assim nasceu o Cadillac, uma espécie de cama que possibilita desenvolver flexibilidade, mobilidade de ombro, fortalecimento dos músculos das costas e outras habilidades, mesmo com possíveis lesões.

Com o passar do tempo, outros equipamentos foram elaborados. Além disso, foram criados exercícios que não dependiam necessariamente de equipamentos, mas apenas de uma superfície onde o praticante pudesse se movimentar.

Foi em 1945 que Joseph Pilates lançou seu livro Retorno à Vida através da Contrologia, que descrevia 34 movimentos básicos a serem executados sobre um tapete ou colchonete apropriado. Alguns acessórios foram introduzidos ao longo do tempo como complemento para o Pilates Solo.

Mas afinal, qual dos dois tipos de Pilates é o melhor? O Pilates em Equipamentos ou o Pilates Solo? Vamos ajudar você a decidir, falando um pouco sobre os benefícios de cada um deles.

Pilates Solo ou com Equipamentos, qual o melhor?

Antes de falar sobre os benefícios que cada uma das modalidades pode proporcionar, é importante ressaltar que ambas trabalham igualmente os princípios do Pilates.

Um dos principais é a Contrologia, que se baseia em movimentos com respiração programada e ativação dos músculos do core (região abdominal), também conhecido como Power House.

Os outros princípios devem ser trabalhados em conjunto, aliando a Respiração com a Precisão, o Centramento, a Concentração e a Fluidez dos movimentos.

Para começar, é interessante que o aluno conte com a ajuda dos equipamentos, que podem auxiliá-lo na aquisição de consciência corporal dos movimentos básicos, assim como a conciliação entre a respiração e a execução do movimento.

Ao longo do processo e com a aprendizado de cada um dos princípios e o refinamento do movimento, a modalidade Solo pode ser incluída no planejamento de aula daquele aluno ou turma.

Uma das grandes vantagens do Pilates Solo é que é mais econômico, por não precisar dos aparelhos e pode ser realizado em casa. No entanto, para se exercitar de forma independente e segura, é necessário que o praticante tenha um nível elevado de consciência postural e esteja sempre monitorado por um profissional capacitado.

Benefícios do Pilates em Equipamento

Com equipamentos, o praticante tem a oportunidade de esculpir seus músculos de maneira rápida sem o comprometimento de estruturas que já estejam afetadas, como coluna ou joelho.

Isso acontece porque são exercícios de baixo impacto, auxiliados por molas que apresentam suas resistências classificadas em cores (preta, vermelha, verde, azul e amarela), ideal para a potencialização de uma larga possibilidade de movimentos e exercícios, sem lesões.

Os exercícios em aparelhos são perfeitos para quem quer aprender a se movimentar de forma rítmica, controlada e com a respiração e postura correta.

Alguns aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates para essa modalidade são o Universal Reformer, Cadillac, Chair e Barrel.

Alguns dos benefícios que o uso de Equipamentos proporciona para seus praticantes são:

  • Aumento da resistência muscular.
  • Aquisição de consciência postural
  • Melhora na Contrologia e centralização, ou seja, Power House.
  • Aumento da flexibilidade.
  • Desenvolvimento das habilidades respiratórias.
  • Redução de gordura.

Benefícios do Pilates Solo

Pilates Solo

O trabalho muscular nesta modalidade é um pouco mais intenso, uma vez que os exercícios associam alongamento e fortalecimento ao mesmo tempo. A força abdominal e a estabilidade são exigidas a todo momento e demanda também muita concentração do praticante.

Por isso, o Pilates Solo pode ser considerado mais difícil do que o Pilates em Equipamentos, indicado para nível intermediário e avançado.

Alguns dos benefícios que encontramos na modalidade Solo são:

  • Aumento da flexibilidade.
  • Fortalecimento da musculatura de todo o corpo.
  • Melhoria no processo de consciência corporal e alinhamento postural.
  • Alívio de dores ocasionadas por lesões prévias.
  • Melhorias na coordenação motor e equilíbrio.

Alguns acessórios podem ser utilizados, além do colchonete (MAT) que é de praxe no Pilates Solo. Eles podem incrementar os exercícios, tornando-os mais criativos, divertidos e aumentando o nível de complexidade deles. O mais interessante é que eles podem ser adquiridos por qualquer pessoa e ter seu uso em casa.

Magic Circle

Este é um acessório muito utilizado com o objetivo de fortalecimento muscular dos membros inferiores e superiores. Trata-se de um anel flexível com apoio para os braços ou pernas.

Os exercícios que podem ser realizados com este acessório são muitos, tanto no Pilates Solo como também em equipamentos.  

Fit Ball

Também conhecida como bola suíça, ou bola de Pilates, ela possui uma pressão de ar modificada através da remoção da válvula. É um dos acessórios mais utilizados pelo Pilates Solo para exercícios abdominais e de melhora de equilíbrio.

Faixa Elástica

É ideal para se ter em casa e levar para viagens, sem deixar de praticar Pilates. São materiais resistentes em diversos níveis, que podem ser utilizados em exercícios de tonificação e fortalecimento muscular.

O Pilates Solo apresenta inúmeras possibilidades e pode ser adaptado a diversos objetivos, como reabilitação ou emagrecimento, por exemplo.

A escolha da modalidade de Pilates depende do objetivo de cada praticante. Os benefícios que ambos, tanto o Pilates Solo como o Pilates em Equipamento, oferecem são excelentes para se exercitar e levar uma vida mais saudável.

O importante é que os exercícios sejam acompanhados de foco e de prazer, para que possam ser gradativamente desafiadores. A combinação das duas modalidades também é possível, conciliando os objetivos e as necessidades de cada indivíduo.

Leia também sobre a modalidade Fitness!

Posts Populares

O Vila Madá

O Pilates Vila Madá está em atividade desde 2007 e foi totalmente planejado para oferecer um atendimento diferenciado. Com ambientes amplos, modernos e bem equipados, o local conta com profissionais extremamente capacitados para lidar com cada aluno de forma individual e personalizada.