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Conheça o Pilates Fitness e transforme seu corpo.

O Pilates é uma excelente opção para aquelas pessoas que já possuem predisposição para atividades físicas intensas e desejam um corpo definido. 

A modalidade é uma alternativa para quem está cansado do ambiente de academias, com exercícios repetitivos, de alto impacto, cargas elevadas e uma música de gosto duvidoso. 

O Pilates Fitness é a modalidade que promete emagrecimento, ganho de massa muscular e dinamismo nas aulas.

O que você precisa para ter o corpo dos sonhos?

Uma coisa é certa: A prática de exercícios físicos é cada vez mais recomendada pelos médicos, promovendo bem estar e diminuindo os níveis de estresse e a proteção às doenças cardiovasculares.

O treino físico convencional é caracterizado por se iniciar com exercícios aeróbicos, seguidos de exercícios resistidos e sendo concluídos com alguma atividade de flexibilidade ou alongamento. 

O Pilates Fit propõe séries de exercícios resistidos, aliados a exercícios isométricos, trabalhando postura, equilíbrio, alongamento e respiração.

Além disso, proporciona excelente condicionamento para a execução de tarefas do dia a dia ou até mesmo para outras atividades físicas, permitindo a conexão do corpo e da mente.

Princípios do Pilates Fitness

Essa conexão garante melhora na forma física e é por isso que o Pilates Fit parece um compilado do melhor dos mundos.

O Método Pilates é uma atividade física amplamente difundida e procurada, devido aos resultados significativos demonstrados por seus praticantes.

A prática do Pilates Fit é baseada em 6 princípios essenciais: centralização, concentração, controle, ritmo, fluidez, respiração. 

  1. Centralização 

Este é um conceito fundamental para o Pilates e se refere à força motriz, que deve ser otimizada para potencializar a capacidade funcional na execução das atividades diárias.

Trabalhar a centralização consiste em trabalhar a região do grupo muscular que fora a estrutura de ligação entre a cintura escapular e a pélvica, ou seja, o centro do corpo.

Desta forma, ao utilizar a musculatura central do corpo, o exercício exige estabilização de tronco antes de iniciar qualquer movimento, seja de membros superiores ou inferiores. 

O desenvolvimento e fortalecimento dessa região propiciam, portanto, o tônus muscular de todas as áreas do corpo.

  1. Concentração:

Percebe-se que a prática se torna cada vez mais consciente quando a posição e os movimentos de cada parte do corpo, relacionados com a potencialização do uso da musculatura de maneira correta são empregados de maneira concentrada.

A concentração em cada movimento do corpo proporciona um aumento de propriocepção através de um contínuo feedback de respostas motoras sinérgicas.

  1. Controle:

Este é um princípio que se refere à capacidade de realizar movimentos com intenção clara e consciente, pensando nos grupos musculares apropriados.

Quando a execução do exercício acontece a partir do centro e com absoluta concentração, o controle dos movimentos executados acontece sem que os velhos vícios posturais ganhem espaço.

A partir do momento em que o aluno consegue se concentrar, ele mantém o controle de todos os aspectos do movimento e de cada detalhe precioso, como posição dos seus dedos, cabeça, arco da coluna, nivelamento da pelve, rotação dos punhos e de pernas.

  1. Precisão:

A precisão está ligada ao foco, tanto na execução do exercício como também na transição entre eles.

A precisão está intimamente ligada à postura. Quanto maior a precisão na execução, concentrado nos objetivos específicos de cada exercício, a precisão deve estar presente.

 Mesmo quando há instrução de aguardar alguns segundos em uma posição, por contração isométrica, esse tempo deve envolver concentração e controle.

  1. Fluidez

A conexão entre um movimento e o outro é desenvolvida de acordo com a prática e a familiarização com o exercício. Esse movimento deve partir da centralização e fluir para as extremidades com refinamento e fluidez.

Todos os exercícios da prática tem ritmo próprio e sua transição adequada. A uniformidade dessa execução determina maior fluidez e deve acontecer de forma concomitante ao controle do corpo.

  1. Respiração

É muito importante que o praticante aprenda a respirar adequadamente, focando na exalação forçada para ter uma inalação completa, trabalhando com a imagem de espremer os pulmões.

Conheça os benefícios do Pilates Fitness

Pilates Fitness

O fortalecimento muscular é um dos principais benefícios do Pilates. Mas não se engane, esta é só a ponta do Iceberg. São inúmeros os benefícios que o Pilates Fit pode proporcionar.

Melhora na flexibilidade

O alongamento é uma das valências que são trabalhadas nas aulas de forma a auxiliar no ganho da flexibilidade da musculatura de todo o corpo.

Melhora na coordenação motora

Os exercícios são realizados de maneira sequencial, exigindo certa agilidade em sua execução. Muitos são realizados com o próprio peso corporal, sem a necessidade do uso de acessórios e equipamentos. Isto resulta na melhora da coordenação motora.

Perda de peso

Aulas intensas e sem descanso contribuem com o ganho da massa muscular e maior gasto de energia, potencializando o gasto calórico e mandando para o espaço, de um vez por todas, aquela pizza do final de semana.

Melhora no equilíbrio

A prática do Pilates resulta em uma combinação de fatores que levam a uma melhora no equilíbrio, através de exercícios baseados em atividades funcionais que também desenvolvem força muscular, agilidade e coordenação motora.

Melhora a capacidade de atenção

Cada movimento exige foco e concentração, o que estimula muito as capacidades cognitivas. Outro ponto é que as aulas não costumam ser repetitivas, o que promove estímulos diferentes enviados ao cérebro, de modo que o aluno desenvolva de maneira mais rápida a capacidade de atenção para atender ao comando verbal do instrutor.

Definição corporal

Como os exercícios exigem controle corporal e ativação de grupos musculares, o aumento do tônus muscular é visível nos primeiros meses de prática. 

Seguindo os princípios descritos, o Pilates pode ser dividido em quatro níveis: básico, intermediário, avançado e super avançado. Assim, o praticante pode acompanhar e se desenvolver, desafiando os limites do próprio corpo através do fortalecimento, flexibilidade, controle, resistência, alinhamento e coordenação.

A finalização de um movimento e o começo de outro deve ser realizada de maneira conduzida por um profissional competente e qualificado.

O método Pilates Fit tem uma ordem pré estabelecida de níveis que garantem a perda de peso e a conquista de um corpo saudável, tonificado e definido.

Tendo em vista a saúde, a prática do pilates fitness garante o trabalho cárdio respiratório, o que afasta muitas doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão arterial e dores na lombar.

Conheça o nosso espaço repleto de oportunidades de transformar o seu estilo de vida e o seu corpo. Com os melhores equipamentos e melhores profissionais, proporcionamos a experiência de uma atividade física sem impacto.

Leia também sobre Treinamento Funcional: veja o que é e como ele pode ser usado para a melhora do cardiorrespiratório

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