Blog Madá

treinamento funcional

Treinamento Funcional: veja o que é e como ele pode ser usado para a melhora do cardiorrespiratório

Dentre os inúmeros tipos de exercícios existentes, o treinamento funcional tem ganhado alta popularidade entre as pessoas que desejam manter o corpo saudável. Isso porque ele é muito dinâmico e pode mesclar diversas capacidades físicas em apenas um exercício. Além de trabalhar a flexibilidade e a coordenação motora, ele também melhora muito o cardiorrespiratório.

Quer entender mais sobre o tema? Neste artigo vamos mostrar tudo sobre essa modalidade de treinamento! Primeiramente, vamos mostrar o que de fato é o treino funcional e para que ele serve. Posteriormente, explicaremos quais são os benefícios desse treino e porque é essencial desenvolver o cardiorrespiratório para você se tornar uma pessoa mais saudável. Confira!

O que é treino funcional?

O treino funcional é uma prática de exercício mais dinâmica que treinos convencionais. Ele é organizado em circuitos compostos por uma série de exercícios. Desse modo, ele consegue equilibrar diferentes capacidades físicas em apenas um exercício.

Para isso, ele faz com que a pessoa use somente o peso do próprio corpo para trabalhar todos os músculos ao mesmo tempo. Sendo assim, a principal ferramenta do treino funcional é o corpo do praticante, além disso são usados alguns acessórios que ajudam a acrescentar mais complexidade aos treinos.

Para que serve o treino funcional?

Como já foi dito, os treinos funcionais trabalham diversos músculos ao mesmo tempo no corpo. Por isso, pode-se dizer que eles servem para trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório e a força muscular.

Sendo assim, os exercícios tem sequências mais lentas que ajudam a conscientizar os movimentos realizados. Além disso, os exercícios mais rápidos podem provocar reflexos no corpo. Quer entender quais são os benefícios do treino funcional? Então não deixe de acompanhar o próximo tópico!

Dentre os inúmeros tipos de exercícios existentes, o treinamento funcional tem ganhado alta popularidade entre as pessoas que desejam manter o corpo saudável. Isso porque ele é muito dinâmico e pode mesclar diversas capacidades físicas em apenas um exercício. Além de trabalhar a flexibilidade e a coordenação motora, ele também melhora muito o cardiorrespiratório.

Quer entender mais sobre o tema? Neste artigo vamos mostrar tudo sobre essa modalidade de treinamento! Primeiramente, vamos mostrar o que de fato é o treino funcional e para que ele serve. Posteriormente, explicaremos quais são os benefícios desse treino e porque é essencial desenvolver o cardiorrespiratório para você se tornar uma pessoa mais saudável. Confira!

Quais os benefícios do treinamento funcional?

treino funcional
Treinamento funcional

Agora que nós vimos o que é treino funcional e para que ele serve, veremos a seguir quais são os principais benefícios para quem pratica. Além de tonificar o corpo, ele é mais complexo que os exercícios de academia, isso porque ele envolve uma série de capacidades físicas que trazem bons resultados para o corpo. Veja a seguir:

Fortalecimento muscular

Os exercícios não tonificam somente uma parte do corpo, eles o definem por completo. Sendo assim, não é necessário depender de exercícios específicos para barriga, pernas ou bumbum.

Melhora a postura

Os exercícios do treino funcional, além de tonificar o corpo ajudam a pessoa a adquirir consciência corporal e assim melhorar a sua postura no dia a dia. Desse modo, eles ajudam a criar o hábito de alinhar quadril, ombros e pescoço, pois a boa postura também é praticada durante o treino.

Ajuda a emagrecer

O treino funcional auxilia na perda de calorias devido à intensidade e tempo de duração exigidos durante os exercícios. Desse modo, ele aumenta a frequência cardíaca e proporciona a queima de gordura corporal.

Trabalha o corpo todo de uma vez só

Como já foi dito anteriormente, os exercícios do treino funcional necessitam do uso de diversas partes do corpo ao mesmo tempo para serem realizados. Por isso, eles integram o treinamento de braços, pernas e abdômen de uma vez só.

Melhora o equilíbrio e coordenação motora

A maioria dos exercícios do treino funcional auxiliam na melhora do equilibro e coordenação motora. Isso acontece porque durante os exercícios o peso do próprio corpo é que sustenta a execução de cada exercício. Sendo assim, eles exigem do praticante que ele se mantenha equilibrado na posição correta.  

Melhora a flexibilidade

A flexibilidade é muito pratica durante o treino funcional, isso acontece porque enquanto cada músculo é exercitado ele também é alongado, uma vez que cada movimento é feito com amplitude total.

Treino mais dinâmico

Como o corpo é a principal ferramenta de treino, podem ser realizadas diversas séries de exercícios diferentes ao longo do treinamento. Isso torna a prática mais dinâmica e divertida para a pessoa que terá que aprender novos movimentos ao invés de permanecer sempre praticando as mesmas sequências.

Ameniza dores nas costas

Como já foi dito no texto “Pilates para tratamento de dor lombar: veja como os exercícios podem melhorar as dores! ”, uma das principais causas das dores nas costas é a falta de movimentação do corpo. Por isso, o treino funcional pode ser essencial para aliviar as dores nas costas.

Melhora o cardiorrespiratório

Por fim, o treinamento funcional melhora o sistema cardiorrespiratório. Isso acontece porque ele exige velocidade na execução dos movimentos, o que faz com que a frequência cardíaca melhore. Adiante, mostraremos porque é essencial melhorar esse sistema. Confira!   

Por que é importante desenvolver o sistema cardiorrespiratório?

Como já foi dito, um dos benefícios dos exercícios funcionais é o trabalho do sistema cardiorrespiratório. Para quem pratica os treinos para emagrecer ou tonificar o corpo, à primeira vista, pode parecer desnecessário melhorar esse sistema. Porém, ele é essencial para a saúde e qualidade de vida.

Isso porque o sistema cardiorrespiratório ajuda a melhorar uma série de outras características no corpo. Veja a seguir:

  • diminui o risco de diabetes e hipertensão;
  • diminui a incidência de obesidade e outras doenças relacionadas;
  • ajuda a controlar a pressão sanguínea;
  • auxilia no controle dos níveis de colesterol;
  • melhora a performance em atividades rotineiras;
  • ajuda o coração e os pulmões a trabalharem com mais eficiência;
  • ajuda no controle do peso corporal;
  • melhora a densidade dos ossos.

Dessa maneira, observa-se que a melhora do cardiorrespiratório é essencial também para quem quer perder peso e tonificar o corpo, uma vez que ele auxiliara você a diminuir o peso. Além disso, ele melhora uma série de outras características no corpo.

Ao longo deste texto mostramos como o treinamento funcional pode ser eficaz para melhora do cardiorrespiratório. Primeiramente, dissemos que esse tipo de treino tem como foco usar a força do próprio corpo da pessoa, sendo assim além de trabalhar o cardiorrespiratório, ele também melhora a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e a força muscular. Logo depois, mostramos quais os benefícios desse treino e porque desenvolver o sistema cardiorrespiratório é primordial.

Gostou de entender mais sobre treino funcional? Então não deixe de conferir outras dicas de saúde e exercício físico em nosso blog!


Posts Populares

O Vila Madá

O Pilates Vila Madá está em atividade desde 2007 e foi totalmente planejado para oferecer um atendimento diferenciado. Com ambientes amplos, modernos e bem equipados, o local conta com profissionais extremamente capacitados para lidar com cada aluno de forma individual e personalizada.

Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência.