Selecionamos alguns erros mais comuns na hora de praticar Pilates cometidos por alunos quando acompanhados por profissionais especializados ou na prática independente. Siga as dicas a seguir e tenha 100% de aproveitamento do seu exercício físico
Cada vez mais popular, o Pilates tem sido uma atividade física presente na rotina dos brasileiros. Por trazer uma proposta de exercícios que melhoram a postura, a flexibilidade e o equilíbrio, o Pilates tem sido procurado como modalidade a ser praticada inclusive nas residências.
Tamanha procura pode trazer alguns equívocos na hora da execução dos exercícios. Estes pequenos erros na prática do Pilates podem acarretar em consequências negativas e por isso é tão importante que aluno e instrutor estejam em perfeita sintonia, mesmo em aulas remotas, evitando o agravamento de lesões ou até mesmo o surgimento delas.
Não execute movimentos de maneira aleatória
Para executar os exercícios de Pilates sem erros, é necessário se manter consciente com relação ao controle das musculaturas. Especialmente na região abdominal, o praticante deve estar com o conjunto muscular contraído para melhorar o equilíbrio, a mobilidade articular e o condicionamento físico.
Os músculos da região abdominal são conhecidos no Método Pilates como Power House. Quando eles estão contraídos corretamente, o aluno sente uma melhora significativa na sua postura através do alongamento da coluna, atenuando possíveis dores nas costas durante a execução dos exercícios. Além disso, o exercício ganha um plus de facilidade na execução, diminuindo assim o gasto energético e otimizando todo o treino.
Mantenha o alinhamento da cabeça com o corpo
A atenção ao alinhamento da cabeça com o corpo é importante para não sobrecarregar grupos musculares enquanto se exercita alguma outra região do corpo. Este trabalho atento de alinhamento também faz parte da evolução da consciência corporal e evita que a pronação da região cervical acabe comprometendo a saúde da coluna.
Isto faz parte do princípio da centralização e de alinhamento postural preconizado pelo Método Pilates e demanda a ativação da coluna e da pelve durante todo o tempo de execução do exercício. Alguns processos de desvio postural podem fazer parte do histórico do aluno e devem ser avaliados pelo profissional para correção durante a prática.
Erros de respiração durante o pilates
Aquele bate-papo com a amiga durante a aula de Pilates ou qualquer distração durante a execução da série podem comprometer completamente a qualidade do exercício. Isso porque a respiração durante a prática também deve ser controlada e isto exige concentração.
A maneira correta de respirar, segundo especialistas, é a inspiração apical e costal máxima e expiração máxima forçada, de maneira fluida e cadenciada, de modo a promover um aumento do volume inspiratório e expiratório. Desta forma, o movimento muscular também sai melhor executado.
“A respiração é o primeiro e último ato da vida”. Esta frase é de autoria de Joseph Pilates e reforça a importância de aprendermos a respirar durante a prática de atividades físicas. Apesar de parecer um movimento automático, inerente ao ser humano, a respiração pode e deve ser controlada porque influencia na aplicação de força, no nosso comportamento e até no controle das emoções. Além disso, respirar corretamente contribui para a postura corporal, melhora a concentração, alivia dores, aumenta a produtividade, relaxa e traz melhor qualidade de sono.
Respeite o tempo de descanso
Realizar as atividades musculares em excesso não acelera o resultado, pelo contrário. É possível que focar na quantidade ou invés da qualidade possa, inclusive, causar lesões graves devido a fadiga. Neste aspecto, é importante que o profissional oriente seus alunos com o objetivo da conscientização de que o autocontrole e o bem-estar muscular fazem parte do trabalho de fortalecimento.
Portanto, é preciso que o descanso faça parte do planejamento das atividades do praticante do Pilates, para obter resultados de maneira consistente e gradativa, respeitando os limites individuais.
O Pilates é uma excelente atividade física para exercitar o controle emocional, a saúde mental e a consciência corporal. Por isso, é muito importante que cada movimento seja realizado com atenção, respeitando o tempo de repetição e a respiração.
As entorses e lesões musculares são fatalidades que podem acontecer durante a prática do exercício, caso ocorram erros ao praticar Pilates. Por isso, consulte sempre um profissional habilitado e lembre-se de executar os movimentos com máxima dedicação.
Leia também Sedentarismo: 5 dicas infalíveis para vencê-lo de uma vez por todas