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Como planejar uma boa aula de Pilates

Instrutores de Pilates são profissionais especializados nessa modalidade e costumam buscar informações atualizadas e relevantes constantemente. A troca de informações, dicas e sugestões de metodologias de aula tem sido uma prática até mesmo entre profissionais mais experientes. 

Por isso, trouxemos algumas dicas para a elaboração de uma aula de Pilates que serve tanto para quem atua na área, como também para quem pratica e deseja conhecer o processo mais a fundo.

Objetivos bem definidos

O primeiro passo para a elaboração de uma aula de Pilates de sucesso é a definição de um ou mais objetivos. 

Para isso, convém usar verbos no infinitivo para responder a uma pergunta motriz do tipo: “Ao final da minha aula, quem estiver praticando Pilates deve…?”

  • Ter uma melhora na flexibilidade;
  • Reabilitar-se de lesão ou dor;
  • Focar no equilíbrio;
  • Controlar o corpo, etc..

A partir dos objetivos traçados de acordo com as necessidades dos seus alunos, é possível criar um conjunto de exercícios que atinjam os objetivos listados.

Também é possível criar objetivos específicos, de acordo com as habilidades individuais de cada aluno, respeitando seus limites e seu potencial de evolução em cada exercício. Isso é mais fácil quando a turma é menor.

Ao pensar nos objetivos da sua aula, tenha em mente os princípios do Pilates e busque contemplar todos em seus repertórios. São eles: Precisão; Fluidez; Controle; Concentração; Respiração e Centralização.

Material utilizado

Após pensar nos objetivos gerais e específicos da aula, considere o espaço onde as atividades serão realizadas e os equipamentos disponíveis. Também é importante considerar o nível de desenvolvimento dos alunos.

É imprescindível considerar o ajuste das molas e dos pesos que serão utilizados para cada aluno nos equipamentos escolhidos. Isso evita a sobrecarga para alunos iniciantes ou a simplificação de exercícios para alunos avançados, o que pode acabar por desmotivá-lo.

Desafiar os limites é interessante e diversificar a aula pode deixá-la mais dinâmica. Use acessórios, equipamentos e também exercícios com o peso do corpo para criar uma combinação de exercícios diversificado.

Preparando um aquecimento

Alguns alunos vêm de casa, outros do trabalho e até mesmo de outras atividades físicas. Independente da atividade prévia de cada um deles, é importante ter em mente que eles não necessariamente chegam prontos para a aula de Pilates.

Começar a aula com o aquecimento é importante para trazer os alunos para o momento presente, deixando as preocupações externas do lado de fora. Isso evita que os movimentos sejam realizados sem a devida precisão e controle, o que pode levar a uma lesão.

Além disso, o aquecimento prepara os músculos para os exercícios de mobilidade, alongamento e força, sem causar estresse excessivo.

É interessante iniciar com um exercício de respiração que ajuda no processo de concentração e auxilia a oxigenação do corpo.

Preparando os exercícios

Após o aquecimento, os exercícios devem ser elaborados de acordo com os objetivos, pensando em quais articulações precisam ganhar mais mobilidade e quais necessitam de mais estabilidade.

A partir disso, é importante entender a prioridade da aula e o trabalho específico necessário para fortalecimento, alongamento ou alívio de tensão, por exemplo.

O corpo é trabalhado em conjunto nos exercícios de Pilates, buscando a estabilidade e a centralização em todos eles. No entanto, é possível focar em músculos específicos, a depender da necessidade de cada aluno conhecida através da sua anamnese.

É importante que a aula tenha um equilíbrio, com um número de exercícios por equipamento e outros com o mesmo objetivo que envolvam mobilidade, estabilidade e movimento. É possível trabalhar um mesmo segmento ou contemplar até três deles, como membros superiores, core e membros inferiores.

Explore também o direcionamento, flexão e extensão dos membros. Não esqueça da centralização, respeitando os limites da coluna.

Finalização da aula

Após os exercícios, é importante planejar a diminuição do ritmo cardíaco, buscando uma redução do fluxo respiratório. O alongamento pode ser trabalhado nesse momento final para trazer mais relaxamento e deixar a lembrança de prazer e liberação de serotonina.

Tenha em mente os objetivos da aula do começo ao fim, buscando uma finalização coerente com os exercícios aplicados. O fechamento pode conter uma mensagem positiva, música relaxante e exercícios de respiração.

Observe que o planejamento da aula deve estar em consonância com o planejamento semanal e mensal, que deve estar de acordo com as expectativas de cada aluno.

Situações adversas

A possibilidade de ocorrer situações adversas durante a aula também deve estar no planejamento. Um aluno pode chegar cansado na aula ou com dor excessiva e o exercício precisará ser adaptado. 

Se um equipamento planejado estiver indisponível, também será necessário pensar num plano B que não seja repetitivo e que atenda ao mesmo objetivo.

Hidratação e roupas leves são essenciais para que os alunos fiquem confortáveis ao realizar a aula de Pilates.

Cada profissional define o método que prefere trabalhar e a ordem dos equipamentos que irá utilizar durante o seu planejamento de aula. 

O importante é descobrir aquilo que faz os alunos sentirem prazer em estar na aula, aliado às suas necessidades, expectativas e limitações. Com a dedicação, do profissional e do aluno, os objetivos são atingidos muitas vezes mais rápido do que se imagina.

Leia também e aprenda mais sobre a história do método pilates!

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