Blog Madá

Profissional fisioterapia

A importância do profissional de Fisioterapia

Em outubro se comemora o dia do fisioterapeuta, o profissional responsável por recuperar movimentos por meio de técnicas e exercícios e ampliar a qualidade de vida e bem estar dos indivíduos.

Geralmente, recebem o paciente no auge da dor ou em situações adversas, sejam elas ortopédicas, neurológicas ou respiratórias. Ele precisa tratar de pacientes que estão com lesão ou em tratamentos pós cirúrgicos. 

Como é a formação do fisioterapeuta?

É importante lembrar que a formação em fisioterapia dura de 4 a 5 anos, sem contar as especializações e cursos adicionais de requalificação que os fisioterapeutas precisam constantemente participar.

A fisioterapia é uma ciência que alia diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções dos órgãos e sistemas do corpo humano. É uma especialidade requerida nos hospitais e centros de tratamento, sendo qualificada no âmbito da saúde e bem estar como indispensável.

Ao identificar a etiologia da patologia, o fisioterapeuta busca mitigar os riscos de novas lesões, propondo intervenções para potencializar a qualidade de vida dos indivíduos, reabilitando a sua saúde e também, ensinando-o a se movimentar com segurança.

Quais são as possibilidades de atuação de um fisioterapeuta?

A função do fisioterapeuta é diagnosticar, tratar e prevenir lesões que possam incapacitar os indivíduos das suas atividades da vida diária (AVD). A cada dia, novas técnicas, conceitos, métodos e tecnologias surgem, ampliando o leque da área de atuação destes profissionais.

Faz parte da responsabilidade do fisioterapeuta analisar e interpretar exames, realizar diagnósticos fisioterapêuticos e observar possíveis limitações de movimentos, dificuldades motoras ou sintomas que sinalizam alguma patologia, como dor e inchaço.

As muitas especialidades podem mesclar os tratamentos tradicionais de recuperação física, com técnicas de respiração e concentração que promovem maior harmonia entre o corpo e a mente. O tipo de tratamento aplicável varia de acordo com a condição do paciente, o tipo de lesão a ser tratada e outros aspectos avaliados.

Os tipos de tratamento fisioterapêuticos podem ser:

Massagens fisioterápicas

Este tipo de intervenção faz uma grande diferença no tratamento aplicado a atletas, idosos, pessoas acidentadas ou pós-cirúrgicas. Mesmo as pessoas que não se queixam de nenhuma lesão grave, mas fazem uso ostensivo de equipamentos eletrônicos, podem se beneficiar muito deste recurso para tratar dores e prevenir patologias.

Há várias modalidades de massagens fisioterápicas, entre elas a massagem miofascial, quiropraxia e a massagem sueca.

Tratamento térmico

A termoterapia (tratamento à base de frio e calor) é muito utilizada por fisioterapeutas para diminuição da dor e reabilitação dos movimentos através da agitação molecular.

Os recursos utilizados na termoterapia podem ser classificados como superficiais e profundos. 

Especialmente quando é feita através da condução de calor superficial, é possível utilizar compressas e bolsas quentes, lâmpadas infravermelhas ou imersão aquecida. Em caso de intervenção profunda, os recursos utilizados podem ser o ultrassom e a diatermia de ondas curtas.

Se houver muito edema na região afetada, é normal que o fisioterapeuta estenda o tratamento para a casa dos seus pacientes, recomendando a aplicação de gelo, gerando mais conforto e relaxamento.

Acupuntura

Por se tratar de uma terapia milenar de origem chinesa, ela trata doenças e promove saúde.  

Consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos que estão relacionados à doenças como sinusite, enxaqueca, asma, artrite, entre outras.

Também é um excelente tratamento para distúrbios emocionais como ansiedade, depressão e estresse.

Pilates no solo ou em aparelhos

O fisioterapeuta tem credencial para atuar como instrutor de pilates como recurso mecanoterapêutico e cinesioterapêutico com intuito de recuperar as movimentações do paciente.

Há uma especialização para o aprofundamento dos exercícios no solo ou em aparelhos. O pilates pode servir tanto como tratamento de reabilitação, como também como atividade física.

Além dos caminhos que o fisioterapeuta pode seguir que foram mencionados, há muitos outros. 

Do início ao fim do tratamento, o acompanhamento de um fisioterapeuta é fundamental para garantir a efetividade da recuperação. Um dos objetivos do profissional é oferecer ferramentas para desenvolver a independência do seu paciente, possibilitando que ele faça alguns exercícios sozinho, depois das suas orientações.

É recomendável que o paciente retorne para uma reavaliação regularmente com o fisioterapeuta, para analisar sua evolução no tratamento, considerar novos hábitos, investigar queixas de dor e histórico familiar de doença.

Pessoas que sofreram acidentes automobilístico, acidentes de trabalho ou pessoas que se lesionam por esforços repetitivos precisam estar atentos à necessidade de consultar um fisioterapeuta.

É incontestável que o fisioterapeuta é imprescindível para melhorar a qualidade de vida das pessoas, embora o autocuidado seja um ponto importante no processo de recuperação do paciente. 

A importância destes profissionais está, portanto, atrelada à produtividade dos indivíduos que porventura sofrem ou sofreram com alguma lesão física de diferentes níveis. A satisfação do paciente que retoma a locomoção através da fisioterapia é, sem dúvida, a grande recompensa do fisioterapeuta.

Fica portanto a homenagem a esses brilhantes profissionais que buscam na sua profissão nobre uma maneira de exercer a generosidade, promovendo bem estar, saúde e qualidade de vida.

Veja também o nosso post sobre Os avanços tecnológicos e os benefícios da fisioterapia

Posts Populares

O Vila Madá

O Pilates Vila Madá está em atividade desde 2007 e foi totalmente planejado para oferecer um atendimento diferenciado. Com ambientes amplos, modernos e bem equipados, o local conta com profissionais extremamente capacitados para lidar com cada aluno de forma individual e personalizada.