Blog Madá

torcicolo

Torcicolo: o que é e como tratar

Sabe aquele dia que você acorda sentindo o corpo travado, com um incômodo no pescoço e não sabe o que fazer para tratar desse desconforto? Pode ser torcicolo e vamos te falar tudo sobre isso neste artigo!

O torcicolo é uma tensão que surge nos músculos da região cervical. Quem sofre com o torcicolo costuma ter um sono comprometido, rigidez do músculo do pescoço para um dos lados e pode ainda ficar sem movimentos, temporariamente.

Entretanto, existem vários tipos de torcicolo com diferentes sintomas. É possível sentir:

  • tremores musculares no pescoço;
  • muita sensibilidade no local;
  • dores de cabeça intensas;
  • inchaço;
  • limitações de movimentos;
  • dores nas costas.

Motivos pelos quais o torcicolo surge

O torcicolo pode ser causado por muitos fatores. Em geral, os especialistas associam esse problema a um elevado nível de tensão, posição incorreta para dormir  ou atividade física realizada de maneira incorreta.

O sedentarismo também pode causar torcicolo. Estudos apontam que pessoas entre 30 e 60 anos que não praticam atividades físicas estão mais propensas a desenvolver torcicolo, especialmente mulheres.

O histórico familiar e a presença de anormalidades congênitas na coluna cervical também podem ser causa de torcicolo, bem como uso de drogas que levam a espasmos musculares e traumas anteriores na região.

Apesar de tudo isso, o torcicolo costuma aparecer subitamente e desaparecer da mesma maneira. Se a dor persistir, é recomendável procurar a ajuda de um especialista para tratamento apropriado.

Como evitar o torcicolo

Ainda que seja uma condição desagradável com grande potencial de estragar o seu dia, é possível evitar o torcicolo. Para isso, é necessário adotar alguns hábitos que, depois de um tempo, acabam se incorporando à sua rotina sem que você sinta.

  • Tenha atenção à sua postura ao dormir, sentar e caminhar.
  • Use travesseiros ortopédicos para evitar o torcicolo.
  • Cuide da ergonomia do seu local de trabalho.
  • Evite esforços físicos excessivos.
  • Evite carregar bolsas, mochilas e livros pesados.
  • Faça alongamentos constantes.

Como tratar

torcicolo

Geralmente, o tratamento indicado por médicos e especialistas é feito através de um colar cervical. Com a finalidade de imobilizar o local, o colar permite que os músculos relaxem.

Além disso, eles recomendam massagens específicas na área e a aplicação de calor, que pode ser por meio de compressas, pomadas ou equipamentos específicos. 

Em caso de desconforto excessivo, você pode praticar algumas manobras de automassagem, delicadamente, para amenizar a dor no local.

Algumas terapias alternativas também podem ser eficientes para tratar o torcicolo, tais como a acupuntura e a quiropraxia. A intervenção medicamentosa pode ser aplicada a depender do nível de dor que o paciente apresentar.

No entanto, sempre se recomenda uma avaliação médica detalhada que identifique a frequência e os fatores decisivos para a ocorrência do problema. Além disso, outros fatores precisam ser observados e cuidados, como o excesso de estresse no dia a dia.

Ao evitar posições erradas para dormir, trabalhar e até mesmo caminhar, já estamos evitando uma série de enfermidades. Porém, o cuidado com a saúde através da prática de atividades físicas supervisionada por um especialista é fundamental.

A qualidade de vida precisa ser prioridade, desde o momento que acordamos até a hora de dormir. Sem dúvida, cuidar da postura auxilia nesse processo e esportes como o Pilates podem trazer mais consciência corporal no dia a dia.

A relação entre o torcicolo e a cervicalgia.

Uma das razões pela qual pode haver torcicolo é a cervicalgia. São dores na região cervical derivadas de atividades diárias mal executadas. Trata-se do famoso “mal jeito”.

A cervicalgia é diagnosticada em cerca de 18% da população e com o uso frequente dos equipamentos eletrônicos, esse número só cresce. Por isso, é tão importante ter atenção à postura ao usar o computadores e celulares.

A boa notícia é que o Pilates é uma opção de atividade física viável e confortável para quem sofre de dores no pescoço. Além disso, pode ser considerado como um tratamento preventivo.

Através de exercícios que promovem relaxamento muscular, o Pilates consegue diminuir a intensidade da dor. Ao mesmo tempo que trata da correção postural, que traz mais consciência corporal. Assim, previne efetivamente a recorrência do torcicolo.

Outra prática que auxilia no alívio das dores e que está no método Pilates é a respiração. Quando associada com a ativação do core, os músculos são fortalecidos e o corpo se torna mais alinhado.

Deste modo, os exercícios que são focados no movimento e alongamento estimulam a vascularidade do pescoço. Por consequência, o alívio da tensão na região do pescoço proporciona também a redução da dor.

A prevenção para as dores no pescoço parte da mudança de postura e da prática de atividades físicas como o Pilates. Por isso, promova essa mudança na sua vida, contando com a melhor estrutura e os melhores profissionais, no Vila Madá.

Leia também sobre a fisioterapia para dores na lombar

Posts Populares

O Vila Madá

O Pilates Vila Madá está em atividade desde 2007 e foi totalmente planejado para oferecer um atendimento diferenciado. Com ambientes amplos, modernos e bem equipados, o local conta com profissionais extremamente capacitados para lidar com cada aluno de forma individual e personalizada.