Você já sentiu alguma sensação de pinçamento ou compressão na parte inferior das costas? Essa dor pode ser no nervo ciático, causada por uma irritação ou inflamação.
A maioria das pessoas com dor no ciático consegue melhorar com o tempo e com os tratamentos de autocuidado. Já outras pessoas precisam de atendimento médico e até mesmo de intervenções cirúrgicas.
O que é o nervo ciático?
O nervo ciático é o nervo mais longo e espesso (quase da largura de um dedo) do corpo. Ele é composto de cinco raízes nervosas: duas na região lombar e três na seção final da coluna chamada sacro.
As cinco raízes nervosas se unem para formar um nervo ciático direito e esquerdo. Em cada lado do corpo, um nervo ciático passa pelos quadris, nádegas e desce pela perna, terminando logo abaixo do joelho. O nervo ciático então se ramifica em outros nervos, que continuam descendo pela perna até os dedos dos pés.
A lesão verdadeira no nervo ciático é realmente rara, mas é comum descrever qualquer dor que se origina na parte inferior das costas e irradia para a perna por meio do nervo ciático.
Se você sente dor leve ou intensa em qualquer lugar ao longo do trajeto do nervo ciático – ou seja, em qualquer lugar da parte inferior das costas, pelos quadris, glúteo e/ou pelas pernas, ou ainda sente fraqueza muscular, dormência na perna e uma sensação desagradável de formigamento, talvez você precise de tratamento.
Como é a dor ciática?
As pessoas descrevem a dor no nervo ciático de diferentes maneiras, dependendo de sua causa. Algumas delas relatam a dor como aguda ou lancinante. Outras descrevem essa dor como ardente, como um choque ou uma pontada.
A dor pode ser constante ou intermitente. Além disso, geralmente é mais intensa na perna em comparação com a região lombar. Ela pode piorar se você ficar em uma única posição por longos períodos. Um movimento corporal forçado e repentino, como tosse ou espirro, também pode piorar a dor.
A dor no nervo ciático é uma queixa muito comum. Um estudo realizado pela revista Orthopaedics revelou que 25% das pessoas que participaram da amostra sofrem com dores no nervo ciático.
Quem pode sofrer de ciática
Algumas pessoas têm mais propensão a sofrer com a dor no nervo ciático. São diferentes situações que proporcionam o surgimento deste desconforto.
Pessoas que tiverem lesões anteriores na parte inferior das costas ou na coluna podem ter propensão a ciática. Além disso, com o envelhecimento natural, vem um desgaste do tecido ósseo e dos discos da coluna. O envelhecimento normal pode colocar os nervos em risco de serem comprimidos pelas mudanças e deslocamentos nos ossos, discos e ligamentos.
Pessoas que estão acima do peso podem ter sua coluna como uma espécie de guindaste vertical. Seus músculos são os contrapesos e o peso que a pessoa carrega na frente do seu corpo é o que sua coluna (guindaste) tem que levantar. Quanto mais peso você tem, mais seus músculos das costas (contrapesos) precisam trabalhar. Isso pode levar a tensões nas costas, dores e outros problemas semelhantes.
A falta de postura adequada na prática de atividade física, mesmo para aqueles que estão fisicamente aptos, também pode causar dores, pois a atividade realizada de maneira equivocada durante o levantamento de peso ou outros exercícios de treinamento de força pode forçar os músculos das costas levando à compressão do nervo.
Como tratar a dor no nervo ciático?
O tratamento para a ciática está relacionado a diminuição da dor e aumento da mobilidade. No entanto, a depender da causa, o tratamento pode ser medicamentoso, cirúrgico ou de mudanças de pequenos hábitos.
Para realizar um tratamento de autocuidado para a ciática, você pode:
- Aplicar gelo e/ou compressas quentes. Primeiro, use compressas de gelo para reduzir a dor e o inchaço. Aplique compressas de gelo ou um saco de legumes congelados enrolados em uma toalha na área afetada. Aplique por 20 minutos, várias vezes ao dia. Mude para uma bolsa quente após os primeiros dias. Aplique por 20 minutos. Se você ainda estiver com dor, alterne entre compressas quentes e frias – o que vai aliviar seu desconforto.
- Realizar alongamentos suaves. Aprenda alguns alongamentos adequados com um instrutor com experiência em dor lombar. Realizar exercícios de fortalecimento geral, fortalecimento muscular do core e exercícios aeróbicos também pode ajudar.
Cada pessoa tem sintomas e reações diferentes à dor no nervo ciático. O tipo de dor pode ser diferente, assim como a intensidade e a causa. Em alguns pacientes, um tratamento mais intensivo pode ser tentado primeiro. No entanto, de um modo geral, se um teste de seis semanas de tratamentos conservadores de autocuidado não forneceu alívio, talvez seja a hora de retornar a um profissional de saúde e tentar tratamento especializado.
Pilates é bom para ciática?
A dor no nervo ciático pode melhorar significativamente com o movimento e é por isso que os pacientes são aconselhados a experimentar o Pilates. Esta foi uma prática inicialmente desenvolvida para reabilitação e por isso pode ser uma atividade possível durante o tratamento para evitar esticar demais o nervo, o que pode causar mais irritação.
O Pilates requer manter a coluna alinhada. Esse posicionamento ajudará na correção de desequilíbrios que exerçam pressões nas raízes do nervo ciático, causando a dor.
Além disso, o Pilates envolve uma série de alongamentos que não apenas mantêm um ajuste, mas também reduzem a dor. Os exercícios são realizados em uma posição sentada ou reclinada, em vez de em pé, para reduzir qualquer dor em torno de problemas ou tensão muscular.
Se você sente dores constantes na coluna, procure ajuda especializada e comece o seu tratamento ou prevenção praticando Pilates no Vila Madá.
Leia também sobre a diferença do pilates solo e pilates com aparelhos!