Atualmente, o sedentarismo é um dos problemas que mais preocupa os médicos brasileiros. Isso porque ele é caracterizado pela falta, ausência ou diminuição das atividades físicas.
Neste sentido, o Pilates tem sido uma opção muito indicada pelos médicos preocupados com pacientes sedentários.
Alguns aspectos podem aprofundar o problema do sedentarismo, causando até comorbidades, tais como o elevado consumo de álcool e a má alimentação.
Estima-se que , a cada ano, cerca de 300 mil brasileiros morrem em decorrência de doenças relacionadas à inatividade física.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, 40,3% da população com 18 anos ou mais de idade foram classificados insuficientemente ativos.
Considera-se ativo aquele que pratica pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, considerando lazer, trabalho ou até mesmo deslocamento.
Por ser uma atividade de baixo impacto, o Pilates tem se tornado uma opção viável para adultos considerados sedentários.
Além de benefícios para o condicionamento físico que o método proporciona, acaba também por reduzir as possibilidades de doenças tais como estresse e doenças cardiovasculares.
Método Pilates para pessoas sedentárias
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o crescimento profissional e as demandas do dia a dia. São muitas contas a pagar, compromissos assumidos e responsabilidades que desgastam o físico e o emocional.
Muitas vezes, deixam de lado sua saúde e qualidade de vida em nome de um cotidiano mais intenso voltado para a produtividade.
Em algum momento, o corpo começa a dar sinais de que é preciso reduzir a velocidade e focar numa vida mais saudável, com prática de esportes e alimentação equilibrada.
O Pilates pode ser uma excelente opção para pessoas sedentárias que querem voltar a praticar esportes ou mesmo começar e não sabe por onde. Dar o primeiro passo para vencer o sedentarismo é fundamental.
O método Pilates é mundialmente conhecido porque é extremamente democrático e se encaixa em pessoas que objetivam outras coisas além de manter uma boa forma.
Um fator que exemplifica esse respeito à diversidade é que quase todo mundo pode fazer Pilates: gestantes, idosos, atletas, indivíduos que já praticam esportes, aqueles que estão em reabilitação por alguma doença ou acidente e até mesmo crianças.
É por este motivo que o Pilates é ideal para que as pessoas vençam o sedentarismo e não permitam que a inatividade evolua para doenças irreversíveis.
Como o Pilates pode combater o sedentarismo
O método Pilates é uma modalidade que objetiva trabalhar corpo e mente em conjunto, associando força, flexibilidade e equilíbrio com respiração.
Os seus seis princípios fundamentais são: respiração, centro de força, concentração, controle, fluidez do movimento e precisão.
Assim, mesmo que o aluno esteja em nível básico e iniciante, consegue perceber uma mudança postural nos movimentos do dia a dia, tais como sentar e abaixar. Isso porque o Pilates trabalha exercícios musculares de baixo impacto que fortalecem a região abdominal, que sustenta os nossos movimentos.
Quais são os tipos de Pilates e para quem eles são indicados
Existe hoje uma variedade de tipos de Pilates que se encaixam na necessidade de cada um, incluindo pessoas sedentárias:
- MAT Pilates: são exercícios realizados no Solo;
- Pilates Contemporâneo: são exercícios realizados em 4 aparelhos básicos (Cadillac, Reformer, Chair, Barrel) e Solo;
- Pilates Suspenso: exercícios aéreos;
- Pilates Fitness, indicado para pessoas que desejam alcançar boa forma e condicionamento físico.
Em todas essas modalidades, o aluno irá usufruir de benefícios como:
- Correção postural;
- Emagrecimento;
- Prevenção de doenças cardiovasculares;
- Melhora do Tônus Muscular;
- Melhora da Flexibilidade;
- Manutenção da Pressão Arterial;
- Melhora da Densidade Óssea e Calcificação de Fraturas em Idosos;
- Melhora da Coordenação Motora;
- Melhora do Equilíbrio;
- Melhora da Consciência Corporal.
O Pilates não possui contraindicação, embora seja importante um orientação médica para aqueles que tenham queixas específicas, como dores e inflamações, para que a prática de Pilates seja associada ao tratamento médico.
Como se trata de uma prática simples e extremamente eficaz, o Pilates não apresenta risco aos seus praticantes e é uma ótima opção para aqueles que não se adaptam às academias ou atividades físicas mais intensas.
Assim, para vencer o sedentarismo e não se render às enfermidades que ele pode causar, é preciso despertar para atividades físicas e hábitos saudáveis que sejam respeitosos com os limites do corpo de cada um.
Além da prevenção de doenças, o Pilates é perfeito para quem deseja uma mudança de vida baseada em hábitos saudáveis e consistentes.
Conheça o nosso estúdio, totalmente planejado para oferecer um atendimento diferenciado, contando com excelentes profissionais em um ambiente totalmente seguro. Aqui, você encontra, além do Pilates, Rpg e treinamento funcional com musculação.
Além dos benefícios que você já conhece, também terá a oportunidade de socializar com pessoas com o objetivo de obter maior qualidade de vida e longevidade. Estamos funcionando com rígidos protocolos de proteção contra a COVID-19.
Leia também: Treinamento Funcional: o que é e como pode ser usado na melhora do cardiorrespiratório