Blog Madá

câncer de mama

A importância do Pilates na prevenção e tratamento do câncer de mama

Este mês de Outubro é caracterizado pela cor rosa e pelo laço que indica a conscientização e informação sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A maioria das empresas e veículos de comunicação se debruçam sobre o assunto com o intuito de trazer o foco para a saúde da mulher.

O que nem todo mundo sabe é que existe uma relação direta entre a prática de exercícios físicos e a prevenção ao câncer de mama. Assim como também é existe uma comprovação científica de que a prática de exercícios físicos após o diagnóstico e durante o tratamento aumenta significativamente as chances de cura.

O Pilates costuma ser o tipo de exercício preferido de mulheres que desejam fortalecer o corpo, de maneira consciente e controlada. É uma excelente atividade física para manter a forma física, a saúde e ainda prevenir doenças como diabetes, hipertensão e câncer.

Os efeitos na saúde mental de pacientes com câncer de mama

Foi realizado um estudo pelo Instituto Oncoguia que trouxe um dado alarmante: 58% das pessoas em tratamento contra o câncer de mama relatam abalo significativo na saúde mental. Isso acontece porque muitas dessas pessoas não sabem o que fazer com relação às alterações constantes de humor, causadas pelo tratamento.

O Pilates proporciona interação social porque é uma atividade que pode ser realizada em grupo. Além disso, resulta em bem estar quando os efeitos no corpo são percebidos pela pessoa que pratica, tais como fortalecimento muscular, perda de peso controlada, alongamento e até relaxamento.

Muitos profissionais da área de saúde mental têm recomendado o Pilates, especialmente pelo treinamento respiratório exercitado constantemente durante as aulas, o que diminui a ansiedade e o estresse. Não resta dúvidas de que a prática do Pilates impacta fortemente na qualidade de vida do praticante que está em tratamento contra o câncer de mama, uma vez que amplia o círculo social, cria e fortalece laços de amizade e auxilia no resgate da autoestima e da alegria de viver.

O alívio das dores

As dores que surgem em decorrência do tratamento devem ser informadas ao médico responsável para que ele possa dimensionar a dosagem de uma possível intervenção medicamentosa. No entanto, há outras maneiras de lidar com a dor para além dos remédios.

As atividades físicas auxiliam no tratamento contra o câncer de mama porque ajudam o paciente a ter mais resistência e disposição no dia a dia, graças ao fortalecimento muscular. 

Além disso, as atividades físicas, como o Pilates, são capazes de liberar endorfina no organismo, que é o hormônio do bem estar, o que pode ajudar no combate à dor.

Manutenção dos hábitos saudáveis

É importante lembrar que todas essas recomendações podem ser seguidas por quem não foi diagnosticado com câncer, mas pretende evitar este e outros tipos de doença. O controle das taxas de gordura e açúcar, além do equilíbrio dos hormônios, também é facilitado através da prática de Pilates.

Associado a uma alimentação equilibrada, o Pilates é um exercício que aumenta a mobilidade, melhora o sono e proporciona mais energia e disposição.

Prevenção ao câncer de mama

A Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e as sociedades médicas como a Sociedade Brasileira de Mastologia e o Colégio Brasileiro de Radiologia, recomendam que mulheres a partir dos 40 anos realizem mamografia pra garantir o diagnóstico do câncer de mama o quanto antes. 

No entanto, o autoexame pode ser realizado por mulheres de todas as idades e tem como objetivo o conhecimento do próprio corpo, a fim de que a paciente possa procurar tratamento rapidamente, caso alguma alteração seja detectada na mama. 

Alguns sintomas e sinais que podem ser percebidos ao toque são:

  • Aparecimento de nódulo (caroço) no seio ou na axila. Os nódulos podem apresentar dor ou não, ser duros e irregulares ou macios e redondos;
  • Dor ou inversão do mamilo (volta-se para dentro da mama);
  • Presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não;
  • Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha;
  • Irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja;
  • Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da mama;
  • Nos casos mais adiantados, pode aparecer uma ulceração na pele com odor desagradável.

A atividade física regular, associada aos bons hábitos de vida e exames regulares são a chave para mudar a realidade das estatísticas alarmantes do câncer de mama no Brasil e no mundo. 

Estima-se que em 2021 ocorrerão quase 70.000 novos casos da doença em todo Brasil, o que equivale a taxa de incidência de 44% de casos por 100.000 mulheres (INCA, 2020). Por isso, é importante não deixar para depois os exames e principalmente as medidas de prevenção através do autoexame constante, aliados à prática de atividades físicas como o Pilates.

Leia também Como cuidar da sua saúde mental com Pilates

Posts Populares

O Vila Madá

O Pilates Vila Madá está em atividade desde 2007 e foi totalmente planejado para oferecer um atendimento diferenciado. Com ambientes amplos, modernos e bem equipados, o local conta com profissionais extremamente capacitados para lidar com cada aluno de forma individual e personalizada.

Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência.