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pilates para pessoas sedentárias

Por que os médicos cada dia mais indicam pilates para pessoas sedentárias

Atualmente, o sedentarismo é um dos problemas que mais preocupa os médicos brasileiros. Isso porque ele é caracterizado pela falta, ausência ou diminuição das atividades físicas. 

Neste sentido, o Pilates tem sido uma opção muito indicada pelos médicos preocupados com pacientes sedentários.

Alguns aspectos podem aprofundar o problema do sedentarismo, causando até comorbidades, tais como o elevado consumo de álcool e a má alimentação. 

Estima-se que , a cada ano, cerca de 300 mil brasileiros morrem em decorrência de doenças relacionadas à inatividade física. 

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, 40,3% da população com 18 anos ou mais de idade foram classificados insuficientemente ativos. 

Considera-se ativo aquele que pratica pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, considerando lazer, trabalho ou até mesmo deslocamento. 

Por ser uma atividade de baixo impacto, o Pilates tem se tornado uma opção viável para adultos considerados sedentários. 

Além de benefícios para o condicionamento físico que o método proporciona, acaba também por reduzir as possibilidades de doenças tais como estresse e doenças cardiovasculares.

Método Pilates para pessoas sedentárias

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o crescimento profissional e as demandas do dia a dia. São muitas contas a pagar, compromissos assumidos e responsabilidades que desgastam o físico e o emocional.

Muitas vezes, deixam de lado sua saúde e qualidade de vida em nome de um cotidiano mais intenso voltado para a produtividade.

Em algum momento, o corpo começa a dar sinais de que é preciso reduzir a velocidade e focar numa vida mais saudável, com prática de esportes e alimentação equilibrada. 

O Pilates pode ser uma excelente opção para pessoas sedentárias que querem voltar a praticar esportes ou mesmo começar e não sabe por onde. Dar o primeiro passo para vencer o sedentarismo é fundamental.

O método Pilates é mundialmente conhecido porque é extremamente democrático e se encaixa em pessoas que objetivam outras coisas além de manter uma boa forma. 

Um fator que exemplifica esse respeito à diversidade é que quase todo mundo pode fazer Pilates: gestantes, idosos, atletas, indivíduos que já praticam esportes, aqueles que estão em reabilitação por alguma doença ou acidente e até mesmo crianças.

É por este motivo que o Pilates é ideal para que as pessoas vençam o sedentarismo e não permitam que a inatividade evolua para doenças irreversíveis.

Como o Pilates pode combater o sedentarismo

O método Pilates é uma modalidade que objetiva trabalhar corpo e mente em conjunto, associando força, flexibilidade e equilíbrio com respiração.

Os seus seis princípios fundamentais são: respiração, centro de força, concentração, controle, fluidez do movimento e precisão.

Assim, mesmo que o aluno esteja em nível básico e iniciante, consegue perceber uma mudança postural nos movimentos do dia a dia, tais como sentar e abaixar. Isso porque o Pilates trabalha exercícios musculares de baixo impacto que fortalecem a região abdominal, que sustenta os nossos movimentos.

Quais são os tipos de Pilates e para quem eles são indicados

pilates para sedentários
Pilates

Existe hoje uma variedade de tipos de Pilates que se encaixam na necessidade de cada um, incluindo pessoas sedentárias:

  • MAT Pilates: são exercícios realizados no Solo;
  • Pilates Contemporâneo: são exercícios realizados em 4 aparelhos básicos (Cadillac, Reformer, Chair, Barrel) e Solo;
  • Pilates Suspenso: exercícios aéreos;
  • Pilates Fitness, indicado para pessoas que desejam alcançar boa forma e condicionamento físico.

Em todas essas modalidades, o aluno irá usufruir de benefícios como:

  • Correção postural;
  • Emagrecimento;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Melhora do Tônus Muscular;
  • Melhora da Flexibilidade;
  • Manutenção da Pressão Arterial;
  • Melhora da Densidade Óssea e Calcificação de Fraturas em Idosos;
  • Melhora da Coordenação Motora;
  • Melhora do Equilíbrio;
  • Melhora da Consciência Corporal.

O Pilates não possui contraindicação, embora seja importante um orientação médica para aqueles que tenham queixas específicas, como dores e inflamações, para que a prática de Pilates seja associada ao tratamento médico.

Como se trata de uma prática simples e extremamente eficaz, o Pilates não apresenta risco aos seus praticantes e é uma ótima opção para aqueles que não se adaptam às academias ou atividades físicas mais intensas.

Assim, para vencer o sedentarismo e não se render às enfermidades que ele pode causar, é preciso despertar para atividades físicas e hábitos saudáveis que sejam respeitosos com os limites do corpo de cada um.

Além da prevenção de doenças, o Pilates é perfeito para quem deseja uma mudança de vida baseada em hábitos saudáveis e consistentes.

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Além dos benefícios que você já conhece, também terá a oportunidade de socializar com pessoas com o objetivo de obter maior qualidade de vida e longevidade. Estamos funcionando com rígidos protocolos de proteção contra a COVID-19.

Leia também: Treinamento Funcional: o que é e como pode ser usado na melhora do cardiorrespiratório

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