Blog Madá

pilates para corredores

Pilates para corredores: Por que fazer?

As corridas de rua e de trilha estão cada vez mais populares. Além de ser um esporte acessível e democrático, sua prática pode se dar em qualquer lugar e a qualquer momento. 

No entanto, este é um esporte que exige preparo físico, sobretudo para aqueles que desejam treinar para competições e maratonas.

O risco de lesão tem aumentado significativamente à medida em que o esporte tem sido praticado sem o preparo físico adequado e, o que é ainda pior, sem a orientação profissional indicada. É aí que entra o Pilates, proporcionando diversos benefícios que estão relacionados principalmente à biomecânica da prática.

Mas não somente a isso, como também ao bem estar do atleta antes, durante e depois das corridas. Vamos compreender um pouco melhor sobre como o Pilates pode ser essencial para corredores.

Benefício do Pilates para corredores

Existe uma gama de modalidades de corridas que demandam roupas, tênis, acessórios, suplementos e até mesmo cosméticos específicos. 

O mercado da corrida tem se beneficiado muito com o crescimento dessa prática em todo mundo. Com isso, os atletas acabam por fazer muitas provas seguidas, sem dar o tempo regenerativo adequado para o corpo. 

O calendário de provas e maratonas deve ser associado a um trabalho em conjunto a um profissional habilitado e competente, para evitar que as lesões interrompam esse ciclo de competições.

Por se tratar de um esporte desafiador, o atleta ou praticante está sempre buscando melhorar o tempo ou aumentar a distância. Muitas vezes, o terreno é acidentado, com deslocamentos laterais, subidas e descidas, além do impacto que o esporte naturalmente imprime nos ossos e articulações.

O trabalho do Pilates é corrigir o estresse causado em determinados tecidos por causa de uma instabilidade no quadril. Isso pode acontecer porque o glúteo médio não está devidamente fortalecido, causando desalinhamento.

O Pilates age também numa lesão causada por muitas mudanças de terreno, saltos e desvios de troncos, galhos e riachos que podem comprometer a estrutura dos joelhos.

Isto significa que a corrida é um esporte extremamente técnico, que exige do corpo de uma forma superior ao que se imagina. Por isso é tão comum ouvir atletas e praticantes se queixarem de dores agudas.

Respiração, biomecânica e fortalecimento muscular

O pilates é ideal para os corredores porque auxilia na preparação dos atletas, previne as lesões e reabilita o corpo, tratando especificamente suas queixas e lesões.

Este é um método que traz como princípio o controle de centro, concentração, respiração, precisão e fluidez dos movimentos e todos esses elementos precisam estar presentes no momento da corrida.

Pilates e a mudança postural 

A postura correta durante a prática da corrida gera um gasto energético menor e consequentemente uma performance melhor. Além de evitar lesões que costumam ser agravadas com posturas incorretas.

O ideal durante a prática da corrida é manter o tronco alinhado, cabeça erguida e olhar adiante, com os braços em movimento ao lado do corpo. 

É preciso estar atento ao movimento alinhado das pernas, sem permitir que os joelhos ou pés sofram qualquer tipo de rotação. O fortalecimento muscular do core e da coluna são essenciais para a sustentação dessa postura.

Aumento da resistência muscular de corredores

A musculatura precisa aguentar o alto gasto calórico a que o corpo é submetido durante as corridas, especialmente as mais longas. 

A fadiga muscular é muito comum na prática deste esporte e pode causar lesões muito dolorosas.

A melhor maneira de manter os músculos alongados e fortes é com o treinamento de Pilates, que proporciona exercício de fortalecimento equilibrado, consciente e de qualidade, principalmente para corredores.

Melhora da capacidade respiratória

Durante os exercícios de pilates, a respiração é extremamente importante, assim como nas corridas. 

O treino da respiração para competições e maratonas propicia o desenvolvimento de uma caixa torácica mais forte e maior, possibilitando uma troca gasosa mais eficiente durante a corrida.

E o essencial para corredores: Equilíbrio muscular

pilates
Pilates

Os músculos precisam ser movimentados de forma equilibrada para manter a harmonia durante o exercício. Se houver um desequilíbrio e um determinado grupo de músculos exigir mais do que outros grupos de músculos, isso causará fadiga precoce e reduzirá o desempenho.

Os corredores fazem alguns exercícios dos dois lados do Pilates, trazendo essa consciência e centralidade para o corredor, melhorando a propriocepção, o equilíbrio, o controle motor e a consciência corporal.

Esses benefícios surgem à medida que você se exercita de maneira controlada e consciente, leva em consideração a coordenação do movimento e da respiração e ativa ativamente os músculos.

Além de se combinar com o treinamento de equilíbrio para aumentar o nível de estimulação ou dificuldade, o desenvolvimento do controle motor e da consciência corporal também permite que os alunos se lembrem do Pilates nas atividades diárias e nos exercícios de corrida.

Evitar lesões e melhorar o desempenho é o papel do Pilates, tanto para atletas como para praticantes da corrida. Ou até mesmo aqueles que estão iniciando no esporte e desejam um corpo mais coordenado, forte, flexível e equilibrado, com menor consumo de energia e melhores resultados.

Confira também a nossa postagem sobre Pilates para tratamento de dor lombar.

Posts Populares

O Vila Madá

O Pilates Vila Madá está em atividade desde 2007 e foi totalmente planejado para oferecer um atendimento diferenciado. Com ambientes amplos, modernos e bem equipados, o local conta com profissionais extremamente capacitados para lidar com cada aluno de forma individual e personalizada.

Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência.