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Pilates para tratamento de dor lombar: acabe com suas dores!

Durante nosso dia a dia realizamos diversas tarefas. Desde passar horas trabalhando em frente ao computador, como também arrumar a casa e outras. Com isso, nos esquecemos de movimentar o corpo e o forçamos a tal ponto que surgem dores nas costas. Desse modo, em muitos casos o tratamento de dor lombar e deve ser essencial.

Quer entender mais sobre o tema? Então não deixe de ler este texto até o final! Primeiramente, vamos mostrar o que é dor lombar, quais as suas causas e como ela é avaliada pelos profissionais da saúde. Posteriormente, apresentaremos o pilates como um dos tratamentos para aliviar essa dor e mostraremos algumas dicas para quem quer começar a praticar. Confira!  

O que é dor lombar?

A dor lombar, também conhecida como lombalgia, é uma disfunção musculoesquelética muito comum atualmente. Para entender melhor essa dor, é necessário entender a anatomia da região e quais são as possíveis causas da dor lombar. Veja a seguir:

Anatomia da região

As vértebras lombares são as maiores vértebras da coluna vertebral. Isso acontece porque elas necessitam realizar o suporte de cargas tensivas. Ela é composta por cinco vértebras e tem uma curvatura fisiológica denominada de lordose. Sendo assim, ela realiza os movimentos de extensão, tensão, flexão, laterização e pouca rotação.

Causas da dor lombar

A dor lombar é causada pelo desconforto na região lombar e pode ocorrer de forma aguda, subaguda e crônica. Quando a dor é aguda, ela costuma durar entre alguns dias e semanas, nesses casos ela se resolve em menos de duas semanas e não atrapalha muito a movimentação do corpo.  

Já a dor subaguda dura entre 4 semanas e 12 semanas e também pode ser resolvida em menos de duas semanas sem uso de medicamentos por meio de massagens, acupuntura ou manipulação vertebral. Por fim, a dor lombar crônica é a mais grave e que necessita de cuidados mais delicados, ela costuma ultrapassar 12 semanas e causa grande desconforto além de limitação funcional.  

Veja algumas das causas mais comuns da dor lombar:

  • sedentarismo;
  • hérnias de disco;
  • excesso de peso;
  • má postura;
  • esforços repetitivos;
  • fraqueza dos músculos abdominais e espinhais;
  • falta de condicionamento físico;
  • inflamações e infecções;
  • artrose;
  • fatores ocupacionais.

Sintomas da dor lombar

Além das dores lombares mencionadas anteriormente, a lombalgia pode ainda causar uma série de outros sintomas, tais como:

  • Má digestão;
  • Cansaço;
  • Rigidez muscular;
  • Pode afetar a respiração;
  • Musculatura rígida;
  • Desconforto nas vértebras lombares.  

Como ocorre a avaliação no tratamento de dor lombar?

Agora que nós já sabemos o que é a dor lombar, quais são as suas causas e sintomas, veremos como ocorre a avaliação médica para tratamento de dor lombar. Sendo assim, o diagnóstico é primordial para o tratamento da dor. Isso porque é ele quem avaliará quais serão os melhores métodos e condutas que o terapeuta terá em relação ao paciente.

Aqui é importante destacar que cada paciente é um caso individual, logo os tratamentos também serão variados.

Desse modo, a avaliação precisa ser completa e passar por uma série de etapas, tais como a anamnese e o exame físico funcional. Deve conter também a avaliação estática e dinâmica. Por isso, o profissional analisará atentamente os movimentos do paciente de forma integrada. Para isso, ele considerará a integração do sistema neural, fascial e muscoesquelético.

Como já mencionado, para cada paciente o tratamento para dor na lombar será diferente. Por isso, os exercícios terapêuticos, como o pilates, são ótimos para reduzir as dores e, além disso, melhorar a habilidade funcional.

Como o pilates pode auxiliar no tratamento de dor lombar?

post tratamento dor lombar

O pilates é um método terapêutico em que são realizados exercícios que combinam atividades de força e flexibilidade com o objetivo de desenvolver o equilíbrio muscular e assim estabilizar a região lombar. Por isso, o método propõe o fortalecimento dos músculos abdominais, uma vez que, eles são capazes de manter a coluna alinhada ao distribuir o estresse colocado sobre ela. Dessa forma, os benefícios do pilates são os seguintes:

  • alivia dores musculares;
  • maior flexibilidade;
  • harmonização dos movimentos;
  • maior controle muscular;
  • aumento da força;
  • proporciona maior consciência corporal;
  • corrige a postura;
  • alongamento;
  • tonificação e definição da musculatura;
  • melhora a qualidade de vida.

Para garantir todos esses benefícios, o pilates tem cinco pilares. São eles: precisão, centro, fluidez, controle, respiração, concentração. Desse modo, o pilates pode ser útil no tratamento da dor na lombar, uma vez que, através dos exercícios, pode-se realizar a estabilização segmentar lombo-pélvico, caracterizada pela ativação sincronizada de músculos profundos do tronco, baixa intensidade e isometria.

Como começar a praticar pilates?

Para praticar pilates, é ideal procurar um profissional qualificado e que saiba realizar os movimentos. Se você quer realizar os exercícios adequadamente, pode ainda seguir as seguintes dicas para começar a praticar com segurança:

  • respeite os limites do seu corpo;
  • atente-se a postura;
  • respire a cada movimento;
  • execute os movimentos com precisão;
  • pense na qualidade do movimento ao invés de pensar na quantidade;
  • mantenha sempre o abdômen contraído;
  • pare imediatamente se sentir dor;
  • faça os exercícios lentamente e com controle para ganhar resistência e força muscular;
  • concentre-se nos movimentos que está executando.

Dessa forma, você conseguirá evoluir lentamente e assim obter todos os benefícios que o pilates pode proporcionar para o seu corpo. Lembre-se também que, os exercícios devem ser realizados como forma de diminuir as dores e aliviar as tensões corporais, logo é preciso ter cuidado para não ultrapassar os seus próprios limites. Faça os exercícios com calma e dedicação pensando em sua qualidade de vida.

Gostou de entender mais sobre o tema? Confira também o nosso post sobre o tratamento de dores cervicais com o pilates!

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