Blog Madá

lesões no ombro

Pilates como tratamento para lesão no ombro

As lesões nos ombros são uma queixa recorrente e podem acontecer por muitos motivos. Às vezes, um movimento mal executado pode gerar a necessidade de muito tempo de tratamento. O incômodo da dor é algo que sinaliza que a região do ombro pode estar comprometida e logo procuramos um médico especialista, mas também pode indicar que precisamos fazer o fortalecimento desta região.

Tanto para tratamento como para prevenção de patologias relacionadas à região dos ombros, o Pilates é a atividade física mais indicada por profissionais da saúde. Como se trata de uma modalidade de atividade física democrática, ou seja, todos podem executar os exercícios, qualquer pessoa que apresente patologia no ombro, mesmo que tenha idade elevada ou diferentes biotipos, pode fazer Pilates como um ótimo complemento no tratamento da patologia ou até para fortalecer essa região para evitar lesões.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as patologias que acometem as articulações e músculos da região dos ombros e como o Pilates soluciona tão bem os problemas advindos destes traumas físicos.

Cuide do seu ombro amigo

As articulações dos ombros são responsáveis pela mobilidade dos seus braços e por isso é ativada em vários momentos do dia a dia. Seja para levantar um objeto pesado, para se alimentar ou até mesmo para gesticular, usamos as articulações dos ombros.


As lesões e patologias nesta região podem causar dor intensa, uma vez que a todo momento estamos ativando essas articulações na execução de movimentos simples e conjugados. No Pilates, o objetivo é resgatar ou até mesmo manter a integridade muscular, óssea, tendinosa e articular dessa região tão importante do corpo humano.

Doenças que podem comprometer o ombro

Algumas patologias são comumente relatadas nas aulas de Pilates. São elas:

  • Tendinite, que é a inflamação de um ou mais tendões nesta região. Ela acontece quando há excesso de esforço repetitivo do braço. Geralmente, o indivíduo relata dor quando movimenta o braço ou ombro ou ainda quando levanta o braço acima de 90°.
  • Artrite, doença causada por um atrito que pode ocorrer nas articulações do ombro, provocando uma inflamação na região.
  • Bursite. Patologia no ombro na qual a bursa é inflamada, causando fortes dores e limitações no indivíduo. A bursa é uma espécie de bolsa serosa que ameniza o impacto do úmero na cavidade glenóide e facilita o deslizamento dos tendões.
  • Luxações que são deslocamentos dos ossos com relação ao seu ponto articular.
  • Fraturas. Elas podem acontecer em decorrência de atividades físicas e podem atingir três locais: braços, clavícula e omoplata.

Essas são só algumas das patologias entre muitas outras que podem se dar pela proeminência do acrômio, por uma fraqueza muscular, esforço repetitivo ou até mesmo espessamento dos tendões. Processos degenerativos em decorrência da idade, problemas vasculares ou fatores genéticos também podem contribuir para o surgimento de patologias nos ombros.

Lesões nos ombros

As lesões podem ocorrer por atividades físicas que envolvem levantamento de peso ou atividades da vida diária que exigem um pouco mais de esforço dos ombros, como lavar janelas, levantar caixas ou pintar a parede.

Este processo deve ser tratado com medicamentos e acompanhamento médico, mas também com a correção dos movimentos e o fortalecimento da região, com exercícios de Pilates. Tudo isso para evitar que o quadro de dor evolua e leve à perda completa do movimento.

Importância do pilates no tratamento dessas lesões

A primeira providência do profissional de Pilates no tratamento de dores nos ombros é trabalhar o fortalecimento da musculatura profunda da região para fazer o controle do quadro álgico, que é de dor intensa. Associados a isso, os exercícios posturais visam o alinhamento e alongamento dos demais músculos. 

O ombro não trabalha sozinho. Por isso é tão importante trabalhar também os posicionamentos das articulações vizinhas, como a coluna cervical e a torácica, nos exercícios propostos pelo método Pilates. A ligação muscular que existe entre essas regiões exige que sejam trabalhadas em conjunto, para evitar cargas compressivas, movimentos danosos a outras estruturas ou até mesmo vícios posturais que provoquem uma nova lesão.

Na sua metodologia, o Pilates também promove maior flexibilidade e força para os músculos, o que previne todas as patologias e lesões supracitadas, evitando dores intensas e uso excessivo de medicamentos.

Gerando maior consciência corporal, os movimentos são realizados de maneira a amenizar impactos. A mobilidade estimulada gera novos hábitos e consequentemente mais qualidade de vida.

Portanto, o método Pilates propõe exercícios de tratamento de patologias nos ombros e também exercícios educativos de prevenção a essas doenças. São muitas as possibilidades de exercícios, tais como o Swan, Saudação, Mobilidade Glenoumeral com estabilização escapular, entre outros.

Todos eles executados com respeito aos limites impostos pela dor ou por qualquer outra condição característica dos indivíduos que praticam o Pilates. Sempre tendo em vista a evolução dos quadros que se apresentam para os profissionais deste Método.

Este suporte completo que o Pilates oferece aos diversos tratamentos relacionados à saúde do nosso corpo e também a alternativa de prevenção a doenças através da prática de uma atividade agradável, que proporciona socialização e bem estar, são grandes diferenciais que a prática do Pilates apresenta. Se você ainda não marcou a sua aula, não dê de ombros para todas essas dicas que você captou neste artigo e corra para agendar sua aula conosco.

Leia também sobre a diferença entre o pilates clínico e o pilates fitness

Posts Populares

O Vila Madá

O Pilates Vila Madá está em atividade desde 2007 e foi totalmente planejado para oferecer um atendimento diferenciado. Com ambientes amplos, modernos e bem equipados, o local conta com profissionais extremamente capacitados para lidar com cada aluno de forma individual e personalizada.

Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência.