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Os erros mais comuns ao praticar Pilates

Selecionamos alguns erros mais comuns na hora de praticar Pilates cometidos por alunos quando acompanhados por profissionais especializados ou na prática independente. Siga as dicas a seguir e tenha 100% de aproveitamento do seu exercício físico

Cada vez mais popular, o Pilates tem sido uma atividade física presente na rotina dos brasileiros. Por trazer uma proposta de exercícios que melhoram a postura, a flexibilidade e o equilíbrio, o Pilates tem sido procurado como modalidade a ser praticada inclusive nas residências.

Tamanha procura pode trazer alguns equívocos na hora da execução dos exercícios. Estes pequenos erros na prática do Pilates podem acarretar em consequências negativas e por isso é tão importante que aluno e instrutor estejam em perfeita sintonia, mesmo em aulas remotas, evitando o agravamento de lesões ou até mesmo o surgimento delas.

Não execute movimentos de maneira aleatória

Para executar os exercícios de Pilates sem erros, é necessário se manter consciente com relação ao controle das musculaturas. Especialmente na região abdominal, o praticante deve estar com o conjunto muscular contraído para melhorar o equilíbrio, a mobilidade articular e o condicionamento físico.

Os músculos da região abdominal são conhecidos no Método Pilates como Power House. Quando eles estão contraídos corretamente, o aluno sente uma melhora significativa na sua postura através do alongamento da coluna, atenuando possíveis dores nas costas durante a execução dos exercícios. Além disso, o exercício ganha um plus de facilidade na execução, diminuindo assim o gasto energético e otimizando todo o treino.

Mantenha o alinhamento da cabeça com o corpo

A atenção ao alinhamento da cabeça com o corpo é importante para não sobrecarregar grupos musculares enquanto se exercita alguma outra região do corpo. Este trabalho atento de alinhamento também faz parte da evolução da consciência corporal e evita que a pronação da região cervical acabe comprometendo a saúde da coluna.

Isto faz parte do princípio da centralização e de alinhamento postural preconizado pelo Método Pilates e demanda a ativação da coluna e da pelve durante todo o tempo de execução do exercício. Alguns processos de desvio postural podem fazer parte do histórico do aluno e devem ser avaliados pelo profissional para correção durante a prática.

Erros de respiração durante o pilates

Aquele bate-papo com a amiga durante a aula de Pilates ou qualquer distração durante a execução da série podem comprometer completamente a qualidade do exercício. Isso porque a respiração durante a prática também deve ser controlada e isto exige concentração.

A maneira correta de respirar, segundo especialistas, é a inspiração apical e costal máxima e expiração máxima forçada, de maneira fluida e cadenciada, de modo a promover um aumento do volume inspiratório e expiratório. Desta forma, o movimento muscular também sai melhor executado.

“A respiração é o primeiro e último ato da vida”. Esta frase é de autoria de Joseph Pilates e reforça a importância de aprendermos a respirar durante a prática de atividades físicas. Apesar de parecer um movimento automático, inerente ao ser humano, a respiração pode e deve ser controlada porque influencia na aplicação de força, no nosso comportamento e até no controle das emoções. Além disso, respirar corretamente contribui para a postura corporal, melhora a concentração, alivia dores, aumenta a produtividade, relaxa e traz melhor qualidade de sono.

Respeite o tempo de descanso

Realizar as atividades musculares em excesso não acelera o resultado, pelo contrário. É possível que focar na quantidade ou invés da qualidade possa, inclusive, causar lesões graves devido a fadiga. Neste aspecto, é importante que o profissional oriente seus alunos com o objetivo da conscientização de que o autocontrole e o bem-estar muscular fazem parte do trabalho de fortalecimento.

Portanto, é preciso que o descanso faça parte do planejamento das atividades do praticante do Pilates, para obter resultados de maneira consistente e gradativa, respeitando os limites individuais.

O Pilates é uma excelente atividade física para exercitar o controle emocional, a saúde mental e a consciência corporal. Por isso, é muito importante que cada movimento seja realizado com atenção, respeitando o tempo de repetição e a respiração.

As entorses e lesões musculares são fatalidades que podem acontecer durante a prática do exercício, caso ocorram erros ao praticar Pilates. Por isso, consulte sempre um profissional habilitado e lembre-se de executar os movimentos com máxima dedicação.

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