Blog Madá

pilates para pessoas com obesidade

O Pilates como exercício para pessoas com obesidade

A obesidade é uma doença que aumentou significativamente no Brasil e tem prevalência na população feminina. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 96 milhões de pessoas, o que representa 60,3% da população brasileira, apresenta IMC (Índice de Massa Corporal) superior a 25 kg/m2, o que caracteriza obesidade.

Muitas pessoas são obesas porque negligenciam a necessidade de realizar alguma atividade física com frequência, outras porque possuem patologias que dificultam a estabilização do peso abaixo do IMC. Compreendendo os desafios que as atividades físicas podem representar no dia a dia dessas pessoas, os profissionais de Pilates tem adaptado cada vez mais o Método para o tratamento de obesidade.

Antes de falarmos sobre os benefícios do Pilates para pessoas com obesidade, vamos compreender quais são os riscos que o excesso de peso pode trazer para os indivíduos. 

  • Doenças Cardiovasculares;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Artrite;
  • Apneia;
  • Derrame;
  • Baixa auto estima.

Além das atividades físicas constantes, pessoas com obesidade devem buscar hábitos alimentares mais saudáveis, focando em gastar mais calorias do que as que costumam ingerir nas refeições e também fazendo escolhas de alimentos mais nutritivos ao invés de alimentos com baixo valor nutricional como industrializados e adoçados.

Como o Pilates pode contribuir no tratamento

É comum receber queixas de pessoas com obesidade sobre dores no corpo, em especial nas articulações como os joelhos, que sustentam o excesso de peso. Alterações posturais também afetam estruturas da coluna. Portanto as pessoas com obesidade precisam realizar um esforço extra para fazer atividades físicas.

O diferencial dos exercícios de Pilates é justamente a carga, repetição e a maneira como eles são feitos. Sem provocar impacto nas articulações, os exercícios proporcionam menos desconforto na hora da execução e diminui drasticamente o risco de lesões.

Através de técnicas de respiração, alongamento e fortalecimento muscular, o Pilates pode trazer benefícios que são percebidos desde as primeiras semanas, mesmo por pessoas que não possuem o hábito de praticar atividade física.

Ao notar que os resultados estão chegando, as pessoas com obesidade se sentem mais motivadas a continuar a prática, porque percebem que sua autoestima está mais elevada e desejam continuar a cuidar de si mesmas.

Um estudo publicado na revista científica ENAF revelou que uma aula de Pilates mais avançada pode ter o gasto de até 500 calorias, trabalhando toda a parte cardiovascular aliada ao fortalecimento muscular.

Através desses exercícios, é possível realizar uma correção postural para evitar a famosa “corcunda” que o sobrepeso provoca. Geralmente eles são realizados no chão, com recursos como a bola, elásticos de diversos tamanhos e o peso do próprio corpo. À medida que os alunos vão evoluindo, os exercícios vão se tornando mais avançados, sempre respeitando a capacidade e força de cada um.

Com o decorrer da atividade, o corpo vai dando sinais de melhor funcionamento, como se fosse uma máquina que acabou de passar pela manutenção. Ele vai ficando mais tonificado, a postura fica realinhada e a mobilidade articular reduz aquelas dores causadas pelo excesso de peso.

Apesar de não ser uma atividade de impacto e de intensidade, as sessões possuem um bom gasto calórico, o que contribui para o emagrecimento e redução das gorduras localizadas. O trabalho cardiovascular proposto pelo Pilates proporciona melhor condicionamento físico e gera bem estar.

Dar o primeiro passo para se livrar da obesidade é fundamental no processo de recuperação da saúde e da autoestima. O Pilates pode contribuir, e muito, nessa caminhada.

Benefícios do Pilates na Obesidade

Você pode estar se perguntando se uma pessoa obesa de fato consegue executar os exercícios propostos pelo Pilates. As fotos sugerem atividades de flexibilidade que bailarinas esbeltas executam, será mesmo que o Pilates é para todos?

O Pilates é uma atividade física democrática porque se adapta às particularidades de cada aluno, adequando o peso e as repetições de cada exercício. É claro que é uma atividade que exige supervisão constante do profissional habilitado, que estará atento à postura e à execução dos movimentos.

Alguns benefícios que o Pilates apresenta como exercício para pessoas com obesidade são:

  • O enrijecimento dos músculo;
  • Estabilidade articular;
  • Prevenção de lesões causadas pela má postura;
  • Diminuição do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos;
  • Melhora da flexibilidade e mobilidade para atividades cotidianas, como caminhar, carregar peso;
  • Combate à depressão;
  • Melhora da qualidade de vida; 
  • Estimulação à integração social.

Como são preparadas as aulas de Pilates para pessoas com obesidade

É normal que no começo as aulas sejam focadas em alongamentos e trabalhos de mobilidade chamados de educativos, para que o aluno adquira a consciência corporal dos movimentos. Isso também ajuda na diminuição das dores causadas pelo excesso de peso nas articulações.

Um pilar muito importante do método é trabalhar a respiração, de forma correta em cada exercício. Por causa da respiração, o aluno também aprende a se concentrar e trazer sua atenção para o momento presente, o que acaba por ajudá-lo também no seu dia a dia na execução de outras atividades no seu cotidiano.

Com a evolução do aluno, os exercícios vão se tornando mais avançados, sempre respeitando os limites de cada indivíduo. Aos pouquinhos, eles acabam se diversificando e podem ter variações no solo e até mesmo em outros equipamentos.

Associar o Pilates a outro exercício, como caminhadas, pode ser interessante para a perda de peso. Aliado a uma alimentação saudável e à diminuição de hábitos destrutivos como o consumo exagerado do álcool, estresse elevado no trabalho e tabagismo, o tratamento para obesidade certamente será bem sucedido.

Conheça o nosso estúdio que é totalmente receptivo para todos os corpos. E perceba a sua qualidade de vida melhorando, junto com o funcionamento pleno do seu corpo.

Leia também sobre os benefícios e indicações prática de pilates para pessoas sedentárias

Posts Populares

O Vila Madá

O Pilates Vila Madá está em atividade desde 2007 e foi totalmente planejado para oferecer um atendimento diferenciado. Com ambientes amplos, modernos e bem equipados, o local conta com profissionais extremamente capacitados para lidar com cada aluno de forma individual e personalizada.

Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência.