Blog Madá

pilates covid

O papel do pilates na reabilitação após Covid-19

Há tantos problemas causados pela Covid-19 que, por ser uma doença ainda em estudo, não é possível listar com precisão todas elas. Falta de ar, fraqueza muscular, sensação de cansaço, perda de memória e até perda parcial do sentido do olfato são sintomas relatados por pessoas que tiveram a doença.

O fato é que as pessoas que passaram pela Covid-19 com poucas ou mais sequelas estão cada vez mais sentindo a necessidade de buscar uma atividade física que auxilie na recuperação e no fortalecimento muscular.

Muitos pacientes saem da sua recuperação hospitalar com a indicação médica do Pilates como uma ferramenta imprescindível para o processo de recondicionamento do corpo após a Covid-19.

Pilates como tratamento pós covid-19

Quem pensa na modalidade criada por Joseph Pilates como um esporte que trabalha o condicionamento físico e a flexibilidade, nem imagina que o próprio Joseph sofria com asma, raquitismo e febre reumática.

Esta pode ser uma das razões pelo qual o Pilates tem sido tão recomendado pelos médicos no tratamento pós Covid-19. Um dos principais objetivos estabelecidos por Joseph Pilates foi o trabalho para fortalecimento do sistema respiratório, que fica muito comprometido após o contato do paciente com o novo Coronavírus.

A má postura e os problemas respiratórios podem acarretar outros problemas no corpo, como dores e lesões. Os especialistas que recebem alunos em recuperação pós Covid costumam focar na respiração desde o primeiro momento, ativando a região do diafragma visando a liberação do pulmão e a fluidez da respiração.

Como é realizada a avaliação para o Pilates após a Covid-19

A avaliação é realizada com cuidados que vão além da anamnese, incluindo exames e uma escuta atenta às possíveis queixas dos alunos, para detectar sequelas e desconfortos deixados pela doença.

Em seguida, o objetivo dos nossos profissionais segue no sentido da recuperação plena da capacidade respiratória, além de proporcionar a atividade física para restabelecimento do fortalecimento muscular e cardiovascular.

As habilidades são trabalhadas concomitantemente, como a força e a flexibilidade (sem grandes amplitudes) e o equilíbrio em séries moderadas com intervalos maiores. É recomendável que a progressão seja lenta para não resgatar a sensação de dor ou tontura durante o processo.

É fundamental observar se o aluno está hiperventilando durante a prática, para diminuir o ritmo e a intensidade dos exercícios de acordo com a escala de percepção subjetiva de esforço (escala de Borg).

Estes poderosos aliados são “tiro e queda” para a melhora do condicionamento físico do paciente que deseja recuperar suas capacidades físicas antes da Covid-19.

O papel do Pilates no fortalecimento do sistema imunológico

O exercício físico em si já um um dos fortes agentes na recuperação e fortalecimento do sistema imunológico. Melhorando a qualidade de vida do aluno, a prevenção de doenças como a obesidade, diabetes e hipertensão são consequências positivas.

Embora alguma regularidade de prática de exercício físico contribui bastante para o fortalecimento do sistema imunológico, a resposta para exercícios aplicados com intencionalidade, como o Pilates, pode ter ainda mais efeito.

O Pilates, quando praticado de maneira moderada, estimula as células imunes e proporcionam uma elevação na concentração de leucócitos que circulam nos vasos sanguíneos.

Eles permanecem circulando com intensidade de 30 a 120 minutos após o exercício e podem permanecer nesse estado até 24h após a prática.

No entanto, é importante que a atividade seja assistida por um profissional capacitado, evitando que as atividades prolongadas em excesso ou de alta intensidade, e sem o descanso indicado, acabem por provocar a diminuição das células imunes, abrindo as portas do organismo para doenças infecciosas como novas cepas da Covid-19.

Por esses e outros motivos é que o Pilates se faz tão necessário no processo de recuperação da Covid. 

Benefícios do Pilates após a Covid-19

pilates covid
Pilates

Tanto como prevenção como também para o tratamento da Covid-19, o Pilates é uma atividade física que tem demonstrado excelentes resultados. A seguir, alguns dos benefícios que o Pilates traz para quem não abre mão de prevenção e saúde:

  • Diminuição das chances de internação por pneumonia ou gripe grave;
  • Resposta positiva à vacina;
  • Aumento de anticorpos que combatem doenças infecto-contagiosas;
  • Melhora na sensação de fadiga e mal estar após esforço físico;
  • Melhora nas disfunções cognitivas, perda de memória e indisposição;
  • Diminuição significativa da insônia;
  • Diminuição de dores musculares;
  • Diminuição dos problemas respiratórios, como falta de ar e palpitação.

O Pilates é uma atividade física vantajosa em comparação às outras na recuperação dos pacientes após a Covid-19 por todo o acompanhamento respiratório que cada movimento exige, além da consciência corporal que o método induz. 

O fato de treinar a concentração do indivíduo durante a sessão também influencia na restauração das capacidades cognitivas do aluno. 

É necessário fomentar o setor de pesquisas para entender melhor essa doença nova e tão avassaladora que chegou de maneira surpreendente. Com a progressão dos trabalhos científicos, novos programas de treino e técnicas de reabilitação terão evolução, de maneira cada vez mais especializada e direcionada para as individualidades de cada aluno.

O que nos cabe, no momento, é tratar os sintomas que assolam os alunos que tiveram Covid-19 na contínua busca pela qualidade de vida, sempre com olhos voltados para o futuro das melhores práticas de pesquisa científica em todo o mundo.

Leia também sobre a diferença e indicações do pilates clínico e pilates fitness

Posts Populares

O Vila Madá

O Pilates Vila Madá está em atividade desde 2007 e foi totalmente planejado para oferecer um atendimento diferenciado. Com ambientes amplos, modernos e bem equipados, o local conta com profissionais extremamente capacitados para lidar com cada aluno de forma individual e personalizada.

Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência.