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Motivos para começar a praticar Pilates

O Método Pilates consiste num conjunto de exercícios que podem ser combinados de diversas formas, com o auxílio ou não de alguns equipamentos. O objetivo é ensinar o praticante a controlar o seu corpo de maneira completa com uma conexão direta com a mente.

Apesar da febre do Pilates no Brasil ter acontecido em 1990, o Método foi criado muito antes disso, em 1920, pelo curioso e dedicado alemão Joseph Pilates.

Partindo de uma série de problemas de saúde que enfrentou quando criança e também através das suas experiências profissionais adquiridas enquanto atuava num hospital de exilados na I Guerra Mundial, Joseph Pilates pensou num método que fosse capaz de restabelecer o movimento e ao mesmo tempo desenvolver a condição física do praticante.

O Pilates é uma atividade física super democrática, que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, tipos de corpos e objetivos. Ou seja, o Pilates é para qualquer pessoa. Ainda assim, na década de 40, os bailarinos profissionais descobriram o Método e fizeram do Pilates o seu principal parceiro no condicionamento físico.

Com isso, é possível dizer que o Pilates atua como uma ferramenta para a melhoria do corpo e da mente, e por este motivo, pode ser escolhido como atividade por aquelas pessoas que não gostam de corridas e esportes em grupo, academia e outros tipos de atividades físicas de maior intensidade.

No Brasil, os nomes expoentes do Método Pilates são Alice Becker, Inélia Garcia, Elaine de Markondes, Maria Cristina Rossi Abrami, Alessandra Tegoni e Ruth Rachou.

Números do Pilates no Brasil e no mundo

Não há um número específico de praticantes de Pilates no Brasil, uma vez que a prática tem conquistado novos adeptos de maneira progressiva. Através de pesquisa realizada pela Associação de Fabricantes de Produtos Esportivos, foi possível verificar que só nos Estados Unidos, o número de praticantes aumentou em mais de 500% a partir do ano 2000.

A Associação Brasileira de Academias (ACAD) constatou a existência de 33.157 academias de Pilates em todo o Brasil, com mais de 8 milhões de alunos. Estes dados são de 2014. Durante a pandemia, alguns aplicativos de prática de Pilates registraram aumento de visualização em 200%.

As razões para você praticar pilates agora mesmo!

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Método Pilates, os motivos para praticar parecem indubitáveis. Além de ser uma prática segura, que exige o acompanhamento minucioso dos profissionais qualificados, o Pilates traz benefícios diversos à saúde, que vão do fortalecimento do corpo ao cuidado com a saúde mental.

Por se tratar de uma atividade física concentrada nos músculos centrais do corpo, a técnica busca a consciência para manter o equilíbrio e o suporte da coluna. Para isso, a respiração é peça chave para o controle dos movimentos.

Isso é chamado de Contrologia pelo Método e tem como principal característica exercícios de baixo impacto para não comprometer as articulações do praticante. Além disso, muitos dos exercícios utilizam o peso do próprio corpo para apresentar o trabalho muscular.

Todos esses elementos são responsáveis por alguns benefícios à saúde, tais como:

Melhorar sua resistência cardiovascular

O condicionamento físico está diretamente ligado ao nosso treinamento cardiovascular. Isso pode ser trabalhado no Pilates através de exercícios de força, velocidade, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. 

Não se engane, esses exercícios elevam o fluxo respiratório e os batimentos cardíacos, sem impacto e sem riscos de lesões. Desta forma, o Pilates é uma prática esportiva muito adequada para complementar outras práticas, melhorando a capacidade cardio-respiratória.

Corrigir a sua postura, evitando possíveis lesões no futuro

Muitas patologias e dores poderiam ser evitadas com a observação da postura durante o dia em movimentos simples como caminhar, sentar ou correr. O Pilates é capaz de oferecer aos seus praticantes a consciência corporal necessária para a auto vigilância constante da sua postura.

Além de evitar lesões, o Pilates é uma ótima prática para reabilitar pacientes das suas patologias, sem aprofundar a lesão ou causar novas através da correção postural. Os exercícios são voltados para o alívio das dores no pescoço, coluna e até mesmo outras dores causadas por tensões nos grupos musculares adjacentes.

Aumentar a capacidade de concentração

Fortalecer a mente faz parte da prática do Pilates, por isso trabalhar a respiração e a concentração é tão importante para a saúde mental.

Alguns eventos do dia a dia podem trazer traços de ansiedade, estresse e até mesmo a depressão. Através do treino da respiração e dos estímulos à concentração, é possível treinar também o controle emocional e o relaxamento da mente, auxiliando nos cuidados à sua saúde mental.

Poderíamos ficar horas falando sobre os diversos benefícios que o método Pilates é capaz de oferecer para você. Desde o fortalecimento da musculatura, aumento da capacidade respiratória, auxílio no emagrecimento (se for a vontade do praticante), a expansão da consciência corporal e a promoção do bem estar. O que você está esperando para vestir uma roupa confortável e começar a praticar Pilates.

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