Blog Madá

Pilates Homens

Conheça os benefícios do Pilates para a saúde dos homens

Novembro é o mês de prevenção ao câncer de próstata, por isso a saúde dos homens está em foco nos principais veículos de comunicação. No mês dedicado a eles, não poderíamos deixar de abordar os principais benefícios do Pilates para a saúde dos homens.

O método criado por Joseph Pilates idealizou a prática a partir de pacientes que ele atendeu como enfermeiro durante a II Guerra Mundial. 

Apesar de não ter enfoque em nenhum público muito específico, o pilates tem sido cada vez mais praticado por homens que buscam melhor desempenho em outros esportes, correção postural e fortalecimento muscular.

A prevenção a diversas doenças é também um grande benefício proporcionado pelo Pilates, inclusive a prevenção ao Câncer de Próstata.

Neste artigo, vamos entender como isso funciona, outros benefícios do Pilates para a saúde dos homens e sanar de uma vez por todas algumas dúvidas dos homens sobre a prática do Pilates.

Saúde do Homem

Segundo pesquisa nacional de Saúde do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a média de homens que consultam médicos é 12,9% menor do que a das mulheres. 

Isso não significa que os homens não se consultam com médicos, nem tampouco que não se cuidam. Segundo o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), de 2016 a 2020, houve um aumento significativo de homens que se consultam com médicos.

A boa notícia é que é possível evitar uma série de doenças e tratamentos médicos praticando Pilates, que é uma atividade física completa para todos aqueles, homens ou mulheres, que desejam melhorar sua qualidade de vida pensando no futuro.

Pilates na prevenção ao câncer de próstata

Os exercícios do Pilates são focados em fortalecimento muscular e um dos principais riscos associados ao câncer de próstata é a deterioração da musculatura do assoalho pélvico.

Além da prática do Pilates, também se recomenda ter uma alimentação equilibrada, manter o peso corporal e evitar bebida alcoólica em excesso.

A atividade física estimula o praticante de forma integrada a cuidar mais da sua saúde. Deste modo, praticar Pilates também faz parte das recomendações de prevenção ao câncer de próstata.

Dúvidas recorrentes sobre Pilates para homens

Com a necessidade de adaptação a um novo normal, muitos homens e mulheres começaram a trabalhar em tempo integral em home office e um dos questionamentos que surge é se é possível praticar Pilates em casa, para otimizar o tempo.

Sim, é possível praticar Pilates em casa, desde que acompanhado de um instrutor especializado que possa observar, através de chamada de vídeo, a execução dos movimentos. Certamente, esta é uma variação da modalidade que permite mais praticidade no dia a dia de quem deseja praticar Pilates.

Outra dúvida recorrente está relacionada ao material utilizado para a prática. A aquisição de materiais, como bola, tapete e elásticos, pode ser interessante para evolução da prática de Pilates. No entanto, algumas modalidades são realizadas em equipamentos específicos, o que só é viável num estúdio de Pilates.

Benefícios do Pilates para homens

Já conhecemos os benefícios acachapantes de praticar atividade física. Alguns homens, no entanto, têm algumas dúvidas sobre como o Pilates pode melhorar seu desempenho, tanto nas atividades de vida diária como também em outras modalidades de esporte.

Além de promover força e alongamento para o corpo, trabalhando todos os grupos musculares, o Pilates promove equilíbrio sem sobrecarga desnecessária. 

É possível se desenvolver e chegar a níveis elevados no Pilates, por se tratar de um método progressivo e pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Veja a seguir alguns benefícios do Pilates para homens.

Condicionamento para a prática de esportes

Futebol, futevôlei, musculação, natação e basquete. Esses são alguns dos esportes que os homens relatam gostar de praticar ou assistir. Mas estes e outros esportes podem demandar um preparo físico ou uma atividade regenerativa.

Para melhorar o seu desempenho em modalidades de intensidade, muitos homens têm recorrido ao Pilates, pelo enfoque nos músculos abdominais e respiração que potencializam o treinamento cardiorrespiratório exigido nesses tipos de exercícios.

Além disso, a prática de Pilates aumenta a propriocepção, que é a capacidade que o indivíduo adquire de realizar o movimento de forma consciente quanto à sua localização espacial, equilíbrio e a capacidade de reação rápida a situações adversas. 

Todas essas habilidades são ótimas maneiras de aumentar a consciência corporal, além de prevenir lesões durante a prática de outras atividades físicas.

Regulação emocional

O estresse do trabalho e das demandas pessoais podem representar um risco real para a saúde dos homens. É por isso que o Pilates, através do trabalho minucioso de respiração, pode ajudar a resolver esse problema. 

Um dos princípios do Pilates é a concentração. Assim como as demais habilidades, é possível treinar a concentração para conduzir as atividades sem desgaste mental excessivo

É por isso que os instrutores recomendam que o praticante, ao iniciar a sua atividade no Pilates, procure se desconectar completamente das preocupações externas e se concentre no momento presente. Os exercícios de alongamento e relaxamento podem trazer uma sensação de paz e ajudar também na qualidade do sono.  Pode-se dizer, portanto, que a prática do Pilates deixa o corpo e a mente sãos.

Tonifica e fortalece os músculo

Devido ao grande repertório de exercícios, é possível trabalhar os músculos de forma intensa e eficiente. Também é possível “crescer” praticando Pilates, com progressão gradativa e respeitando os limites individuais.

A região do core (região central do corpo) é trabalhada o tempo inteiro durante a prática dos exercícios, o que elimina a barriguinha indesejada, fortalecendo e definindo os músculos do abdômen.

Para os homens que desejam aliar a prática de pilates com a musculação, é fundamental realizar um fortalecimento na região lombar e cervical, evitando possíveis lesões.

Correção de postura e diminuição de dores na coluna

A má postura pode ser um fator causador das dores de coluna e o Pilates combate este problema na raiz. 

Geralmente, as pessoas que praticam Pilates acabam ficando com a postura mais alongada mesmo ao executar atividades da vida diária como dirigir, sentar-se na cadeira do escritório ou caminhar.

Engana-se quem imagina que o Pilates é um treino leve demais. Trabalhar com o peso do corpo e a tração de alguns equipamentos exige um controle muito grande que propicia o fortalecimento muscular. 

Para quem tem dúvidas se o treinamento de Pilates é intenso o suficiente para o ganho de músculos fortes e definidos, a resposta é definitivamente sim.

Leia também os motivos para praticar pilates

Posts Populares

O Vila Madá

O Pilates Vila Madá está em atividade desde 2007 e foi totalmente planejado para oferecer um atendimento diferenciado. Com ambientes amplos, modernos e bem equipados, o local conta com profissionais extremamente capacitados para lidar com cada aluno de forma individual e personalizada.

Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência.