A escolha de uma atividade física muitas vezes vai além da prática de exercícios e é também uma maneira de conectar corpo e mente e trazer mais qualidade de vida para o praticante.
O Pilates e a Yoga são atividades que têm muitas semelhanças por trabalharem concentração, autocontrole e respiração em seus exercícios. Mas também possuem diferenças que são complementares.
O Pilates surgiu para tratar doentes da II Guerra Mundial e é uma modalidade focada na recuperação muscular e no fortalecimento para melhor execução das atividades da vida cotidiana.
Já a Yoga surgiu na Índia e envolve disciplinas físicas e mentais que muitas vezes são orientadas pela filosofia budista e hindú, o que acaba por transformar a prática em estilo de vida.
Ambas melhoram a postura, respiração, força e flexibilidade, mas de formas distintas e com propósitos que podem se complementar na busca de uma vida mais saudável e equilibrada.
O que é o Yoga?
O Yoga é uma prática que foca toda sua concentração em movimentos fluidos que buscam o alinhamento dos chakras e o silenciamento da mente.
Isso significa a atenção plena no momento presente em busca do autoconhecimento que se desenvolve a partir da prática. O objetivo é que o praticante leve para seu dia a dia os aprendizados da sala de aula.
Existem muitas linhas da Yoga com suas particularidades, tais como a Bhakti Yoga, Hatha Yoga, Jñana Yoga, Karma Yoga, Kriya Yoga, Raja Yoga, Raja Vidya Yoga, Siddha Yoga, Swásthya Yoga, Kundalini Yoga, Prakriti Yoga, Ashtanga Vinyasa Yoga e Iyengar Yoga, e outras.
O Ashtanga Yoga é uma linha muito popular, que envolve técnicas de tônus muscular e alongamento que muito se assemelham a exercícios aeróbicos e que podem auxiliar aqueles que intencionam o emagrecimento.
Alguns benefícios do Yoga são:
- Equilíbrio hormonal;
- Melhora da saúde mental;
- Aumento da energia;
- Condicionamento físico;
- Autoconhecimento.
O que é o Pilates
O Pilates é um método que permite o desenvolvimento completo do corpo. Pode contar com a ajuda de alguns aparelhos, como o Cadillac, Chair e Barrel ou ainda pode ser praticado sobre o solo, com um colchonete.
O Pilates se baseia em 6 princípios básicos que são Respiração, Respiração, Precisão, Centramento, Concentração e Fluidez dos movimentos.
Alguns benefícios do Pilates são:
- Tonificação dos músculos
- Postura
- Condicionamento Físico
- Alívio da ansiedade e estresse
- Flexibilidade
Dá para perceber que ambas as modalidades são excelentes práticas para o dia a dia. Enquanto uma foca no estilo de vida e nas filosofias orientais, a outra reforça sua prática como esporte. Aliar as duas pode ser uma ótima maneira de cuidar da saúde espiritual, física e mental.
As semelhanças entre Yoga e Pilates
As duas atividades necessitam de orientação profissional qualificada e especializada para iniciantes. Embora exijam muita técnica e orientação, também podem ser praticadas em casa.
Outra vantagem que as duas práticas apresentam são as roupas leves e confortáveis e sem uso de calçados. As suas modalidades podem ser praticadas com o auxílio de um tapete apropriado.
Ambas as práticas trabalham a musculatura e a flexibilidade ao mesmo tempo e, para isso, exigem muita concentração e controle. O que faz com que o praticante desenvolva suas habilidades de respiração e centramento.
As principais diferenças entre Yoga e Pilates
Por se tratarem de duas modalidades muito parecidas, muitas pessoas não entendem quais são as principais diferenças entre elas. Tanto o Yoga quanto o Pilates são atividades que requerem força, resistência e flexibilidade.
No entanto, as aulas de Pilates não possuem o enfoque no desenvolvimento pessoal. Já as aulas de Yoga tendem a se concentrar no crescimento interior.
Os exercícios de Pilates mantém a concentração toda no core, região abdominal. Já os exercícios de Yoga tendem a ser variados, sem necessariamente a contração abdominal.
Embora as diferenças sejam sutis, a aliança entre as duas modalidades pode tornar seu dia a dia mais completo.
A integração de um método de exercícios mais focado no desenvolvimento muscular a uma atividade holística como a Yoga é uma ótima maneira de trabalhar corpo e mente.
Com as práticas da Yoga, que envolvem meditação, e a prática do Pilates, que envolve contrologia, é possível atingir muitas habilidades como:
- Aumentar a força e flexibilidade;
- Desbloquear a energia;
- Alongar;
- Melhorar a consciência do corpo e da mente;
- Reduzir o estresse e a tensão;
- Melhorar o controle da respiração;
- Acalmar a mente e preparar o corpo para o dia a dia.
Que tal começar agora a praticar Pilates e Yoga e turbinar seu estilo de vida saudável? Há uma série de benefícios que podem ser observados no dia a dia, como a movimentação e melhora da respiração.
Apesar das pequenas diferenças entre Pilates e Yoga, não existem restrições para a prática dos dois métodos, de maneira complementar, aliando o condicionamento físico ao bem estar mental.
Leia também sobre os efeitos do pilates no alongamento do corpo!