Blog Madá

pilates postura

A intervenção do Pilates para a correção da postura

Já sabemos que o Método Pilates é uma ótima alternativa de atividade física, por proporcionar melhora significativa na flexibilidade, coordenação e força muscular. O que vamos entender melhor com este artigo é que tudo isso reflete diretamente no alinhamento postural e é por este motivo que o Pilates é tão eficaz no combate aos desvios de postura.

Estudos científicos e ensaios clínicos randomizados e não randomizados avaliaram a influência deste Método no alinhamento postural dos seus praticantes, observando a eficácia acerca da intervenção do Método Pilates no alinhamento postural. 

Os resultados sugerem que cerca de três meses de prática, com a frequência de duas vezes por semana, já resultam em alinhamento frontal dos ombros e sagital da pelve e da cabeça, principalmente em mulheres adultas.

Para idosos, este prazo se eleva para até seis meses ou mais. Ainda assim, é evidente a redução do ângulo da cifose torácica, por exemplo. A melhora na postura não só alonga o praticante e aumenta a sua estatura, como também está diretamente relacionada com a sua saúde.

Tipos de desvios posturais

A má postura pode trazer complicações musculoesqueléticas, dores crônicas e até mesmo problemas respiratórios. Alguns dos principais tipos de desvios posturais são:

  • Hipercifose

A cifose é uma leve curvatura para a frente (plano sagital) da coluna, o que é normal em todas as pessoas. O problema é quando há um aumento nessa convexidade posterior, que é chamada de hipercifose.

Este é um desvio comumente relacionado ao tórax que se refere à deformidade ântero 

posterior da coluna vertebral e que passa aquela sensação visual de corcunda, como se a pessoa estivesse carregando algo sobre os ombros, com a projeção do pescoço e cabeça para frente e para baixo.

São muitas as causas da hipercifose, desde aspectos psicológicos, congênitos, ou seja, que nascem com o indivíduo e o acompanham em toda sua vid, até hábitos adquiridos como por exemplo o uso excessivo de celular.

Este problema também pode ocorrer por uma compensação da hiperlordose lombar. Ambos os desvios podem ser tratados com o Pilates, em busca de retificar, ou seja, diminuir, as curvaturas fisiológicas.

  • Hiperlordose

Já que mencionamos ela, vamos detalhar um pouco mais sobre o que se trata a hiperlordose. Ela também é um desvio que ocorre na região lombar, caracterizada pelo aumento da convexidade anterior, observada no plano sagital. 

Trabalhar os músculos do core pode evitar a hiperlordose. De maneira genérica, pode-se dizer que pessoas que sofrem de hiperlordose estão com os músculos abdominais e os glúteos enfraquecidos, assim como os músculos flexores de quadril e da coluna encurtados. 

Para melhorar este quadro, é necessário focar em equilibrar as forças existentes nessas musculaturas, com exercícios propostos pelo Método Pilates ou por exercícios funcionais. Deste modo se corrige ou se evita a hipertrofia da musculatura posterior da região cervical, que, como foi mencionado anteriormente, resulta na hipercifose.

  • Escoliose

Este é um desvio postural muito comum, você já deve ter ouvido falar. A escoliose são alterações que se podem observar de maneira tridimensional, pois são desvios latero-laterais com associação de inclinação lateral e rotação da(s) vértebra(s).

É preciso fazer uma avaliação postural criteriosa para classificar esses desvios a fim de conduzir protocolos adequados, dentro do Método Pilates. Por exemplo, é necessário avaliar se a escoliose é estrutural, se é leve, moderada ou grave, e por aí vai.

Os exercícios aplicados nesses casos precisam dar condições musculares que elevem a qualidade de força, restabelecendo e melhorando as curvaturas fisiológicas. Vamos dar uma olhada em alguns dos exercícios indicados para reeducação postural, no Pilates.

Exercícios de Pilates para melhorar a sua postura

Pilates

Sit Up

O aluno deve estar sentado sobre os ísquios no equipamento Barrel, com os pés posicionados no espaldar. As pernas devem estar flexionadas a 90º, assim como os ombros e os cotovelos estendidos.

O movimento consiste na realização do enrolamento da coluna em flexão simultânea com a abdução horizontal dos ombros com a faixa elástica. É preciso respeitar os limites e a mobilidade individual de cada aluno. 

Este exercício irá aumentar a mobilidade da coluna vertebral, fortalecer os músculos do abdômen e também o manguito rotator.

Roll Up

O aluno deve estar em decúbito dorsal no solo, com as pernas estendidas em base de Pilates e os braços estendidos acima da cabeça. A intenção do movimento é levar o queixo em direção ao peito, o peito sobre as costelas e as costelas sobre o abdômen, finalizando com o abdômen sobre os quadris.

O objetivo desse exercício é o fortalecimento dos músculos abdominais, ganho de flexibilidade e mobilidade articular da coluna.

Swan na Chair

Para a realização deste exercício, é necessário que o indivíduo esteja em decúbito ventral no solo, com as pernas estendidas e as mãos no pedal. É preciso fazer a hiperextensão do tronco, à medida que o pedal for descendo junto com a extensão do cotovelo. É preciso lembrar de manter a estabilidade escapular e a contração do power house.

Com este exercício, a intenção é fortalecer os músculos paravertebrais, tríceps sural e glúteo.

As revisões sistemáticas da literatura demonstram o quanto o Método Pilates auxilia na postura corporal, no alinhamento da coluna e fortalecimento dos músculos que ajudam nessa missão.

O Método Pilates também busca investigar a causa desses desvios, que podem estar relacionados a alterações na cintura escapular. Aliado a isso, os exercícios respiratórios também ajudam no padrão cifótico e exercícios de alongamento trazem melhora da mobilidade e equilíbrio nas compensações musculares. O que você está esperando para conquistar a postura dos sonhos com o pilates? 

Leia também sobre os benefícios do pilates para mobilidade da coluna

Posts Populares

O Vila Madá

O Pilates Vila Madá está em atividade desde 2007 e foi totalmente planejado para oferecer um atendimento diferenciado. Com ambientes amplos, modernos e bem equipados, o local conta com profissionais extremamente capacitados para lidar com cada aluno de forma individual e personalizada.

Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência.