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Efeitos da prática do método Pilates em idosos

Nos últimos 20 anos, a população considerada como “terceira idade” dobrou. Para garantir a qualidade de vida dessas pessoas e para que elas possam desfrutar de uma vida ativa e saudável, o pilates tem se mostrado um método cada vez mais eficaz.

O idealizador do método, Joseph Pilates, não apenas ensinava ou falava sobre exercícios, como também usava o próprio método para cuidar da sua saúde. Como resultado, obteve benefícios no próprio corpo, como boa postura, equilíbrio e tônus muscular, mesmo em idade avançada.

Benefícios que o pilates pode proporcionar na terceira idade

Com base em evidências científicas, são muitos os ganhos que a prática do método Pilates pode trazer para pessoas com mais de 50 anos, dentre elas:

  • Melhora no equilíbrio estático e dinâmico;
  • Melhora no bem estar e na qualidade de vida.
  • Diminuição nas dores lombar;
  • Aumento da autoconfiança para se locomover;
  • Diminuição do risco de quedas;
  • Melhora na força e na flexibilidade;
  • Aumento da densidade mineral óssea, atenuando a perda ocasionada pela osteoporose;
  • Crescimento da taxa de Imunoglobulina, o que representa melhora no sistema imunológico.
  • Mais qualidade no sono e consequente melhora do sistema emocional.

A prática do Pilates é muito indicada para pessoas na terceira idade, tanto para começar uma atividade física regular como também para a manutenção da saúde. Em especial, para aqueles que são portadores de alguma disfunção física ou doença. 

Vejamos quais são as principais patologias que acometem essa faixa etária e que tem sua ação atenuada pela prática do Pilates.

  • Alzheimer
  • Parkinson
  • Artrose
  • Osteoartrite
  • Osteoporose
  • Dor lombar
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Hipertensão Arterial.

É fundamental encontrar um estúdio que esteja adaptado para receber pacientes em idade avançada, para proporcionar uma experiência completa. 

Além de atendimento personalizado, as aulas podem ser oferecidas de maneira individualizada para casos específicos. Aulas em grupo são ótimas oportunidades para a socialização desses pacientes.

Nessa perspectiva, percebe-se que a prática de atividade física regular, em especial o Pilates, que não tem impacto ou sobrecarga de peso, tem sido amplamente divulgada pelos especialistas como a melhor maneira de manter ou elevar a qualidade de vida da população idosa.

Por que o Pilates é o melhor exercício para pessoas acima de 50 anos?

Pilates em aparelhos

O Pilates é uma atividade física que se caracteriza pelo esforço moderado em controlar os músculos envolvidos nos movimentos do dia a dia. Isso inclui se abaixar, sentar, caminhar, correr ou apenas ficar de pé na postura adequada.

Isso envolve a consciência do próprio corpo e está baseado em princípios como o equilíbrio, a respiração, centralização, controle e precisão. Neste processo, a mente também entra no embalo, fazendo do Pilates uma excelente terapia ativa.

O método Pilates é constituído de exercícios que envolvem contrações isotônicas e isométricas, que são compostas pelo fortalecimento dos músculos abdominais, paravertebrais lombares e glúteos.

Os exercícios podem ser realizados com ou sem a ajuda de aparelhos e deve empregar sempre a respiração concentrada durante sua execução.

Vamos ver alguns exercícios para idosos.

  1. Footwork no Reformer

O objetivo deste exercício é o fortalecimento e coordenação motora de membros inferiores e mobilidade articular do quadril, joelhos e tornozelos.

Com o paciente deitado no carrinho com o antepé apoiado na barra fixa, realizar a extensão e flexão

dos joelhos, mantendo a flexão plantar. Realizer 5 ciclos respiratórios.

  1. Running no Cadillac

O objetivo desse exercício é alongar a cadeia posterior, fortalecer e proporcionar mobilidade articular de membros inferiores, fortalecimento e enrijecimento da panturrilha.

Com o paciente idoso deitado, com o antepé apoiado na barra, realizar flexão plantar com flexão do joelho de um membro e a extensão do joelho de outro membro. Alternar esse movimento a cada respiração.

  1. Chest Expansion

O objetivo deste treino é o equilíbrio em pé, fortalecimento e coordenação motora de membros superiores.

Em pé do lado de fora ao Cadillac, segurando a barra móvel, realizar a extensão do ombro, sempre no momento expiratório. 10 repetições.

  1. Mermaid na Cadeira

O objetivo deste exercício é alongar e flexibilizar as cadeias laterais e cruzadas do tronco, além de trabalhar a mobilidade articular da coluna para flexão lateral.

Com o paciente na cadeira com uma das pernas apoiadas no chão, realizar a inclinação e rotação do tronco. 10 vezes para cada lado.

  1. Single Leg Stretch com Magic Circle

O objetivo deste exercício é trabalhar o alongamento da cadeia posterior e mobilidade articular do quadril, joelho e tornozelo.

Em decúbito dorsal no solo, com um dos membros inferiores fletidos e segurando o Magic Circle, com a ponta do outro pé, apoiado no aparelho e realizando flexão e extensão do joelho. 5 vezes para cada lado.

  1. Arm Opening Standing Pilates

O objetivo deste exercício para idosos é treinar o equilíbrio, fortalecimento, coordenação e mobilidade articular de membros superiores.

Em pé com os membros superiores abduzidos 90 graus realizar o movimento de

Abdução horizontal com rotação do tronco.

  1. Spine Extension Standing Pilates

O objetivo deste exercício é alongar a cadeia muscular anterior, treinar equilíbrio e a mobilidade articular de metros superiores.

Em pé realizar a extensão de membros superiores e tronco levando o tronco para trás. Manter a postura por 10 ciclos respiratórios.

Diante de resultados alcançados por idosos, é possível concluir que o Pilates pode ser um método muito eficaz para a prevenção e o tratamento das desordens geriátricas, apresentando benefícios a estes pacientes.

São necessários alguns cuidados durante a execução dos exercícios, respeitando os princípios do método e os limites do corpo. Além disso, é fundamental que eles sejam acompanhados por profissionais qualificados, em ambiente estruturado para proporcionar um momento de saúde, bem estar e prazer.

Veja também Parkinson e Pilates, como realizar um tratamento voltado para a qualidade de vida

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