Blog Madá

postura no home office

Cuidados com a postura no Home Office

Visualize a seguinte cena: sentar no sofá com as pernas cruzadas e com o computador sobre uma almofada ou ainda levar o trabalho para a cama, deixando uma série de livros de consulta ao redor do cobertor enquanto digita olhando para baixo. Você se identificou com alguma delas? Estas são cenas que podem ser muito recorrentes no contexto do home office e são a verdadeira previsão de desvios posturais inevitáveis no futuro.

Algumas pessoas podem se considerar imunes a lesões desta natureza, porque se exercitam com alguma regularidade. No entanto, estes tipos de desvios são muito comuns quando nos concentramos em demasia e acabamos negligenciando a nossa postura, como pode acontecer no momento de trabalho. O uso prolongado de equipamentos eletrônicos no nosso dia a dia mantém nossa postura sempre curvada, propiciando dorsalgia, também conhecida por muitos trabalhadores brasileiros como dores nas costas.

Além da dorsalgia, a correção postural durante o trabalho home office também previne lesões por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

Algumas empresas adotaram a responsabilidade de proporcionar as adaptações ergonômicas que possibilitem o conforto e a segurança do trabalho dos funcionários dentro de suas casas. Além disso, também oferecem programas de ginástica laboral, o que ajuda bastante na prevenção de desvios posturais

Efeitos da falta de postura no home office

Manter a cabeça inclinada para frente durante muito tempo é algo muito usual durante o trabalho home office, o que pode comprometer a musculatura posterior, levando a uma contratura nesta região. A fadiga excessiva nesta parte do corpo pode gerar um quadro de Text Neck Syndrome, que em tradução livre significa a síndrome do pescoço de texto.

Esta não é a única patologia do mundo moderno, o esforço por repetição (LER) também é uma das lesões tendíneas de maior incidência, especialmente neste momento em que o Home Office está em alta.

Cuidados com a postura

Especialistas recomendam cuidados necessários com a postura e com ergonomia do trabalho, especialmente agora no home office. É importante adaptar um espaço na sua casa, onde você possa se sentar com os pés apoiados no chão e manter a postura adequada durante o uso do teclado.

Os braços devem ficar numa posição confortável durante a digitação, com antebraços e cotovelos apoiados na mesa. O dorso deve estar sempre encostado na cadeira e o monitor na altura dos olhos. Veja a seguir algumas outras dicas importantes que selecionamos para melhorar a qualidade do seu trabalho em casa.

  • Faça pequenas pausas

Fazer alongamentos periódicos, durante o trabalho, é uma ótima maneira de se exercitar e evitar sobrecarga em alguns grupos musculares. Se a cada 30 minutos de trabalho você separar 5 minutos para alongar o corpo, ao final do dia é possível ter pelo menos 30 minutos de alongamento. Além disso, você evita problemas posturais, o sedentarismo e outros distúrbios causados pela má postura.

  • Tenha atenção com a sua postura

A postura que você adota no seu trabalho deve se ajustar à atividade que você está executando. Não existe uma postura ideal, porque as composições corporais diferem de indivíduo para indivíduo, além das suas atividades no cotidiano. É importante que você se sinta confortável e não sobrecarregue suas musculaturas.

De modo geral, deve-se manter ombros e quadris alinhados, joelhos levemente abaixo do quadril e pés apoiados no solo, caso você trabalhe em frente ao computador. Evite curvaturas da coluna, nos punhos e nos braços.

  • Móveis e acessórios ergonômicos

Algumas empresas especializadas em mobília de escritório possuem produtos pensados na ergonomia de pessoas que passam muito tempo sentadas em frente ao computador. As cadeiras gamers tiveram um aumento de até 300% de vendas na Amazon, durante o período do isolamento social.

Nem sempre é necessário adquirir um produto extremamente caro, mas é necessário buscar cadeiras e mesas com qualidade para que isso não interfira na saúde postural.

Outros produtos que podem ajudar na ergonomia em casa são o suporte de notebook, apoio para os pés e mousepads estofados para o conforto dos punhos.

Todos nós ficamos sujeitos a danos em decorrência de longos períodos de trabalho, mesmo quem tem o hábito de realizar atividade física. Por isso, é muito importante voltar a atenção para a postura, preservando o sistema do músculo esquelético e o sistema de articulação do nosso corpo.

Não é necessário se apegar a uma regra para você alongar o corpo durante o seu dia a dia ou modificar a sua postura. Deve apenas adaptar à sua rotina alguns novos hábitos, utilizando um alarme para lembrar de se alongar ou prestando mais atenção à postura durante o home office.

Com relação ao esforço repetitivo, realizar exercícios de ginástica laboral como girar os punhos, pescoço e alongar a lombar já faz grande diferença.

É importante se movimentar e também buscar um profissional que traga orientações voltadas para as atividades laborais. O corpo é como uma máquina que precisa estar lubrificada para trabalhar bem, por isso pratique sempre alguma atividade física. 

No espaço Vila Madá, você recebe as orientações necessárias para adquirir a consciência corporal de que precisa para executar as tarefas cotidianas com respeito à sua postura e saúde. Conheça as aulas de Pilates, Funcional e outras modalidades que os nossos profissionais oferecem.

Leia também sobre o método pilates para alívio de dores na coluna

Posts Populares

O Vila Madá

O Pilates Vila Madá está em atividade desde 2007 e foi totalmente planejado para oferecer um atendimento diferenciado. Com ambientes amplos, modernos e bem equipados, o local conta com profissionais extremamente capacitados para lidar com cada aluno de forma individual e personalizada.

Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência.