Você já teve aquela sensação de que seu músculo deu um nó? Esta é a dor inconfundível da cãibra que pode acontecer em diferentes partes do corpo e, o pior, a qualquer momento.
Elas são contrações súbitas e involuntárias que acometem diferentes grupos musculares. Costumam aparecer na “batata” da perna (panturrilha), atrás da coxa, no abdômen ou nos dedos dos pés e das mãos.
Normalmente, essas dores intensas e agudas dificultam a realização de uma atividade física ou aparecem no meio da noite para nos assombrar. Esses espasmos musculares podem proporcionar segundos e até minutos de terror, em casos mais graves. Mas afinal, o que causa as cãibras musculares?
O que causa as cãibras?
Apesar de se tratar de condições relativas ao estilo de vida de cada um, o que sabemos é que as cãibras ocorrem quando o mecanismo de controle da contração e relaxamento dos músculos está temporariamente prejudicado.
Como o corpo humano é uma máquina perfeita, se algo não vai bem, ele sinaliza através dos sintomas. No caso da cãibra, aquela dor lancinante que mencionamos anteriormente.
O que se pode fazer para regular esse sistema de estimulação das fibras musculares é tomar um conjunto de medidas que envolvem hidratação, alongamentos, descanso e, alguns casos, a suplementação de nutrientes e minerais, como o cálcio, potássio, sódio e magnésio, por meio de prescrição médica.
Infelizmente, algumas pessoas são mais propensas geneticamente a sofrer com cãibras musculares. Trata-se de uma herança indesejada que independe do estilo de vida dessas pessoas. Além disso, os idosos podem sofrer de cãibras mais do que os jovens e também pessoas que passam por algumas doenças como cirrose, falência renal e tireoide desregulada.
As cãibras podem ocorrer por excesso de atividade física ou por alguma lesão muscular durante a prática de esportes. Ocorre também quando há um condicionamento físico despreparado para um determinado treino. Por isso, o ideal é manter o corpo ativo para diminuir a incidência de cãibras musculares.
No entanto, é importante lembrar que a nutrição e a hidratação podem ajudar a prevenir o surgimento constante das dores de cãibra. Vamos ver algumas estratégias preventivas que podem ser adotadas agora mesmo.
Como prevenir as cãibras musculares?
Se você chegou até aqui é porque sofre ou já sofreu com dores resultantes da cãibra muscular. Existem algumas maneiras de evitar que isso aconteça, você pode:
- Alongar os músculos antes de praticar esportes e se exercitar.
- Aquecer o corpo antes de iniciar qualquer atividade física mais intensa para evitar a tensão ou lesões musculares.
- Reduzir a ingestão de alimentos e bebidas que contenham cafeína, como café e chocolate.
- Beber bastante líquido para evitar a desidratação. Seu corpo perde mais água quando está fisicamente ativo, então aumente sua ingestão de líquidos enquanto você se exercita.
- Aumentar sua ingestão de cálcio e potássio naturalmente bebendo leite, suco de laranja e comendo bananas.
- Melhorar a alimentação, consumindo alimentos ricos em carboidratos não refinados (integrais), oleaginosas, sementes e grãos e diminuindo o consumo de ultraprocessados.
- Conversar com seu médico sobre a possibilidade de tomar um suplemento vitamínico para garantir que seu corpo receba o suprimento necessário de nutrientes.
- Em caso de atletas ou praticantes assíduos de algum esporte, algumas bebidas esportivas podem manter uma hidratação ideal, o equilíbrio eletrolítico e bons níveis de glicogênio muscular.
Observe que não há uma única maneira para garantir que você não sofra com as dores provocadas pela cãibra, mas um conjunto de medidas que podem reduzir significativamente a probabilidade do surgimento da cãibra.
Quando devo procurar um médico?
Geralmente, as cãibras não são algo sério e acontecem esporadicamente, portanto sem requerer a ida imediata a uma emergência médica. No entanto, alguns casos mais graves em que as cãimbras surjam com frequência, mesmo com todas as medidas preventivas, devem ser observados por um especialista.
Elas podem fazer parte de um conjunto de sinais e sintomas indicativos de alguma doença.Algumas perguntas que seu médico deverá fazer são:
- Com que frequência ocorrem suas cãibras musculares?
- Quais músculos são afetados?
- Você toma algum medicamento?
- Você bebe álcool?
- Quais são seus hábitos de exercício?
- Quanto líquido você bebe diariamente?
Provavelmente, o médico irá solicitar um exame de sangue para verificar os níveis de potássio e cálcio no sangue, bem como a função renal e da tireóide. Para as mulheres, pode ser recomendado um teste de gravidez.
Além disso, seu médico pode solicitar uma eletromiografia (EMG). Este é um teste que mede a atividade muscular e verifica se há anormalidades musculares. Uma ressonância magnética também pode ser um exame útil, pois é uma ferramenta de imagem que reflete sua medula espinhal.
Como tratar a cãimbra?
A cãibra pode ser tratada com uma compressa fria ou quente. Além disso, é possível fazer um alongamento do membro afetado, para diminuir a intensidade da dor. Por exemplo, se a panturrilha estiver com cãibras, você pode puxar o pé para cima com a mão para alongar o músculo da panturrilha.
Se a dor não melhorar, é melhor entrar em contato com um médico para solicitar a prescrição de algum medicamento antiinflamatório e relaxante muscular.
Controlar a causa subjacente das cãibras musculares pode melhorar seus sintomas e aliviar os espasmos. Lembre-se de se exercitar para manter o corpo ativo e evitar o incômodo causado pelas dores de cãibra.
Leia também: 5 alongamentos para fazer no seu dia a dia