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Treino Funcional Online

Com o distanciamento social ocasionado pela pandemia do Coronavírus, muitas pessoas precisaram ressignificar a sua maneira de treinar. Para suprir esta necessidade, surgiu uma nova metodologia de treinamento que não fizesse uso dos equipamentos de academias, estúdios e que não precisasse da presença física de um profissional. Trata-se do treinamento funcional on-line.

Esta nova modalidade pode ser praticada de maneira remota, através de vídeos e videochamadas. São exercícios e movimentos integrados e multiplanares, que implicam aceleração, estabilização e o trabalho de força com o peso do próprio corpo do praticante, com foco no desenvolvimento das habilidades de movimento, força a região do core e eficiência neuromuscular.

O objetivo do treinamento funcional é realizar um trabalho que capacite o praticante para as atividades diárias. O termo “funcional” refere-se à funções orgânicas vitais ou à sua realização, isto é, aquilo que está ligado ao sistema psicológico e biológico do ser humano, com eficácia.

O grande trunfo do treinamento on-line funcional é não depender de nenhum tipo de equipamento ou de determinado exercício prévio. Por isso, este método é tão viável e bem sucedido, mesmo quando existe a necessidade de distanciamento.

Como funciona o treinamento funcional

O treinamento funcional é prescrito por um profissional qualificado e fornece uma dose adequada de exercícios que criam a possibilidade de resposta ao estímulo e garantem a manutenção das funcionalidades do corpo.

O educador físico seleciona determinados exercícios, levando em consideração as limitações e ferramentas que cada aluno dispõe, contemplando critérios distintos dentro da funcionalidade. Veja alguns deles:

  • A frequência cardíaca de cada praticante,
  • O volume de exercícios em cada uma das sessões,
  • A intensidade adequada,
  • A densidade, ou seja, o equilíbrio entre a duração do esforço e a pausa de recuperação,
  • a organização metodológica de cada exercício.

O manejo dos instrumentos e critérios que você acabou de ver é o que permite o desenho dos exercícios para a conquista dos objetivos pretendidos pelo aluno e pelo professor, seja a manutenção da capacidade funcional, seja o emagrecimento ou aumento de massa magra.

De maneira mais simplista, é possível dizer que o exercício funcional realizado remotamente não é menos supervisionado e preparado pelo profissional, só por causa da distância. Pelo contrário, a proposta é trazer o desenvolvimento integrado e adequado para a necessidade de cada aluno, garantindo o seu conforto e segurança dentro de suas casas.

Estas propostas defendem o desenvolvimento e a melhora das diferentes características morfológicas, aptidões neuromusculares e status funcional nas AVD (Atividades da Vida Diária). 

É comum que as pessoas não dêem muito valor para as atividades corriqueiras, como se vestir, por exemplo. Por isso, podem focar em planos de exercícios que prometem emagrecimento ou crescimento muscular, sem o foco na execução, o que pode resultar em lesões, que são intercorrências dolorosas que comprometem o nosso sistema motor e consequentemente afetam as nossas atividades diárias.

O treinamento funcional e as Atividades da Vida Diária

O exercício funcional é, portanto, uma modalidade que atende às pessoas para que elas desenvolvam bem as AVD e abranja a competência terapêutica e ocupacional, proporcionando independência e autonomia.

É  necessário se ater ao termo “funcionalidade” pensando também na prevenção de enfermidades, sem recorrer aos avanços da farmacologia e medicina. Com os treinamentos desportivos adequados e sem sair da sua casa, é possível desenhar um programa de treinamento que potencialize as demandas e compense possíveis desajustes ocasionados.

Recomenda-se que sejam dedicadas 2 ou 3 horas semanais dedicadas ao treinamento funcional, aliada a uma boa alimentação e hábitos saudáveis. O planejamento e a prescrição deste tipo de treinamento deve, portanto, seguir algumas fundamentações baseadas em evidências científicas. 

Ao longo do processo, é necessário controlar e manipular as variáveis, para que a prescrição mantenha a dose adequada de exercícios que cada indivíduo deve realizar durante a sessão. Deste modo, o treinamento irá resultar no estado psico-biológico adequadamente estimulado, gerando respostas e adaptações positivas.

Separe o seu colchonete de treino ou toalha, tênis e alguns pesinhos soltos, que podem ser substituídos por objetos. Um cabo de vassoura pode servir para exercícios de força e equilíbrio. A Vila Madá dispõe de aulas on-line de treinamento funcional, totalmente adaptadas às suas necessidades. Venha conhecer!

Leia mais sobre os benefícios do treino funcional no sistema cardiorrespiratório

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